Buscar

Como identificar uma FA no ECG?

TENHO MATERIAL SOBRE ISSO!

💡 1 Resposta

User badge image

Laila Ingrid

Como na FA ocorre uma ativação atrial irregular a uma taxa de 350-700bpm com condução irregular através do nó atrioventricular (AV), então ela aparece no ECG como taquicardia de complexo estreito “irregularmente irregular”.

As ondas fibrilatórias (f) podem ser evidentes ou ausentes. A menos que o coração esteja sob estimulação simpática ou parassimpática excessiva, a frequência ventricular está geralmente entre 80 e 180 bpm – figuras 1, 2 e 34. O QRS é, comumente, da mesma largura do que se estivesse em ritmo sinusal. Entretanto, com uma anormalidade no sistema de condução intraventricular, os complexos QRS podem se tornar largos.

As ondas f podem ter várias conformações. Assim, desde a forma grosseira (FA coarse ou FA de “onda grossa”), alternando várias vezes a sua morfologia, até a forma de FA com “onda fina”, que pode traduzir a presença de um átrio doente com dilatação, fibrose e uso de digoxina.

A FA de “onda grossa” pode confundir alguns leitores com o flutter atrial. Então, aqui estão os critérios que diferenciam as duas entidades: (a) a variação de morfologia e de frequência das “f” é característica da atividade desorganizada da FA e é raramente vista no FLA; (b) a frequência das F acima de 350 por minuto fala a favor de FA; (c) o ritmo dos complexos QRS não ajuda a diferenciar FA de FLA, pois ambos podem ser irregulares

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais