Buscar

Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão teórica/Marxismo

A2 - Na Aula 2 viu-se que para Marx, a sociedade humana é composta de duas partes: a infraestrutura, composta das forças e relações de produção, das condições de trabalho entre empregador-empregado, da divisão do trabalho e das relações de propriedade, na qual as pessoas entram para produzir as necessidades e comodidades da vida. Essas relações fundamentam outras relações e ideias da sociedade, que são descritas como a sua superestrutura, que é composta pela cultura, instituições, estruturas de poder político, pelo papel social definidos, rituais e pelo Estado. Assim sendo, a infraestrutura determina a superestrutura, mas sua relação não é estritamente causal, porque a superestrutura, por diversas vezes, influencia a infraestrutura. Porém, a influência da infraestrutura predomina. Sobre a influência e a intertendência entre infraestrutura de superestrutura, assinale a única alternativa correta:

A - Para os marxistas ortodoxos, a superestrutura determina a infraestrutura em uma relação unilateral. No entanto, nas formas mais avançadas do pensamento marxista, a sua relação não é unilateral. Acreditam, portanto, que assim como a base influencia a superestrutura, a superestrutura também influencia a infraestrutura.

B - Nas formas mais avançadas do marxismo, os pensadores acreditam que a infraestrutura determina a superestrutura em uma relação unilateral. No entanto, nas formas mais ortodoxas do pensamento marxista, a sua relação não é unilateral. Acreditam, portanto, que assim como a base influencia a superestrutura, a superestrutura também influencia a infraestrutura.

C - Para os marxistas ortodoxos, a infraestrutura determina a superestrutura em uma relação de igual influência, ou seja, de interdependência. No entanto, nas formas mais avançadas do pensamento marxista, a sua relação é unilateral. Acreditam, portanto, que assim como a base influencia a superestrutura, a superestrutura não influencia a infraestrutura.

D - Para os marxistas ortodoxos, a infraestrutura determina a superestrutura em uma relação unilateral. No entanto, nas formas mais avançadas do pensamento marxista, a sua relação não é unilateral. Acreditam, portanto, que assim como a base influencia a superestrutura, a superestrutura também influencia a infraestrutura.

E - Nas formas mais avançadas do marxismo, a infraestrutura não determina a superestrutura e vice-versa, são duas instâncias independentes. No entanto, nas formas mais ortodoxas do pensamento marxista, a sua relação não é unilateral. Acreditam, portanto, que assim a base influencia a superestrutura, e que a superestrutura também influencia infraestrutura.

💡 1 Resposta

User badge image

Somebody

Resposta correta: Letra D. Para Marx, a sociedade humana possui duas partes: a infraestrutura, composta das forças e relações de produção; das condições de trabalho entre empregador-empregado; da divisão do trabalho e das relações de propriedade, na qual as pessoas entram para produzir as necessidades e comodidades da vida. Essas relações fundamentam outras relações e ideias da sociedade, que são descritas como a sua superestrutura.Já a superestrutura, composta pela cultura, instituições, estruturas de poder político, pelo papel social definidos, rituais e pelo Estado. Assim sendo, a infraestrutura determina a superestrutura, mas sua relação não é estritamente causal, porque a superestrutura, por diversas vezes, influencia a infraestrutura. Porém, a influência da infraestrutura predomina. Para os marxistas ortodoxos, a infraestrutura determina a superestrutura em uma relação unilateral. No entanto, nas formas mais avançadas do pensamento marxista, a sua relação não é unilateral. Acreditam, portanto, que assim como a base influencia a superestrutura, a superestrutura também influencia infraestrutura. (Aula 2)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais