A Teoria da atribuição visa compreender as explicações e as desculpas elaboradas pelo aluno em torno do seu sucesso ou fracasso escolar. Desta forma, esta teoria lida principalmente com quatro explicações para o sucesso e o fracasso, sendo estas: habilidades, esforço, dificuldade da tarefa e sorte.Levando em conta ainda os conceitos de causa da atribuição, disserte sobre essas quatro aplicações da atribuição.
Charles Chapéu de Palha
há 3 anos
As atribuições de habilidade e esforço são internas ao indivíduo; a
dificuldade da tarefa e as atribuições de sorte são externas. A habilidade
ou capacidade é considerada um estado relativamente estável e
inalterável. Em contraste, o esforço pode ser alterado. Da mesma
forma, a dificuldade da tarefa é essencialmente uma característica
estável, enquanto a sorte é instável e incontrolável. Quando os
alunos têm sucesso, eles gostariam de acreditar que é porque eles são
inteligentes (uma atribuição interna estável), não porque eles tiveram
sorte ou porque a tarefa foi fácil ou mesmo porque eles tentaram muito
(porque "tentar muito" diz pouco sobre sua probabilidade de sucesso
no futuro). Em contrapartida, os alunos que fracassam gostariam de
acreditar que tiveram azar (uma atribuição externa e instável), o que
permite a possibilidade de sucesso na próxima vez.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Alberto Oliveira
há 3 anos
Os efeitos de atribuições de habilidade e esforço são internos ao indivíduo; a dificuldade da tarefa e as atribuições de sorte são externas, ou seja, está relacionada com as aptidões pessoais do indivíduo que são um dos principais determinantes dos níveis de dificuldade que ele enfrenta. A habilidade ou capacidade é considerada um estado relativamente que não possui variações nem alterações. Em contraste, o esforço pode ser alterado. Da mesma forma, a dificuldade da tarefa é principalmente uma característica estável, enquanto a sorte é instável e incontrolável. Quando os alunos têm bom desempenho em sala de aula, eles gostariam de acreditar que é porque são inteligentes (uma atribuição interna estável), não porque eles tiveram sorte ou porque a tarefa foi fácil ou mesmo porque eles tentaram muito (porque "tentar muito" diz pouco sobre sua probabilidade de sucesso no futuro). Por outro lado, os alunos que fracassam gostariam de acreditar que tiveram azar (uma atribuição externa e instável), o que permite a possibilidade de sucesso na próxima vez. Com o tempo, essas atribuições podem ser difíceis de manter, pois requer prioridades distintas, as quais devem ser organizadas conforme o planejamento e objetivos de cada pessoa.
Joanita Souza
há 3 anos
Sobre as atribuições do aluno, a habilidade é um empenho interno do aprendiz, mesmo havendo dificuldades, o aluno pode exercer suas tarefas. Sua habilidade e competência é inconsiderada uma condição estável. Os alunos quando se vem desempenhando uma tarefa com sucesso eles querem acreditar que foi inteligencia, que estão no caminho certo do aprendizado. Isso se refere a sua capacidade interna estável, não se trata de sorte, mas de dedicação, não é casualidade ou sorte por ter acertado, mais o estorço em aprender.