Buscar

Conceitos e subdivisões do DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL

Gostaria que alguém me explicasse, de forma clara e sucinta, a diferença entre:

1) Direito material SUBSTANTIVO E OBJETIVO

2) Direito processual ADJETIVO E SUBJETIVO

Não consigo encontrar uma boa definição nas principais doutrinas, especialmente do 1. Se possível, adicionem as fontes. Obrigada.

💡 1 Resposta

User badge image

Marcos Gabry

Se tratando de direito processual, é visível uma evolução, no decorrer de todo o período histórico.

Na Roma antiga os processos eram puramente orais, o que deixava o processo ágil, porém, existia uma grande insegurança nos recursos por não existirem documentos que registrassem as decisões. Posteriormente, os processos passaram a ser escritos, o que aumentou a segurança jurídica e o tempo para resolução.

Foi então que surgiu o modelo processual que se utiliza hoje no Brasil, onde parte do processo é realizado através da escrita e parte realizado através de reuniões entre as partes e o juiz, chamadas de audiências. Este modelo é teoricamente o mais eficiente pois nele existe documentação comprovando os fatos e também o diálogo entre as partes o que facilita uma melhor decisão.

A evolução do direito material se da de uma maneira diferente, suas modificações ocorrem a partir de circunstâncias históricas que marcam a existência da sociedade, trazendo direitos e deveres em um formato escrito através da constituição e de leis infraconstitucionais.

Um exemplo é a revolução francesa, que representada pelo pelos burgueses trouxe direitos hoje guardados pela constituição como o direito a igualdade entre os cidadãos, liberdade e de propriedade, onde é possível localizar no Artigo  da Constituição Federal “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdadeà igualdade, à segurança e à propriedade...” lembrando que este é apenas um exemplo, pois o direito material pode ser encontrado em qualquer lei do ordenamento jurídico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais