Buscar

Uma bola de bilhar se movimenta sobre uma mesa horizontal com uma velocidade contante de 8 m/s.

Neste intante, uma tacada lateral adiciona 3 m/s transversalmente a direção original de movimento. 

Com qual ângulo, aproximadamente, em relação a sua trajetória original, a bola de bilhar irá se movimentar após a tacada lateral?


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar o ângulo aproximado em relação à trajetória original da bola de bilhar após a tacada lateral, podemos usar a lei da conservação do momento linear. Inicialmente, a bola de bilhar está se movendo com uma velocidade constante de 8 m/s na direção original. Após a tacada lateral, a velocidade transversal adicionada é de 3 m/s. Podemos usar a trigonometria para determinar o ângulo. O ângulo será o arco tangente da velocidade transversal dividida pela velocidade original. Ângulo ≈ arctan(3/8) Calculando o valor aproximado do arco tangente, encontramos: Ângulo ≈ 20,56 graus Portanto, aproximadamente, a bola de bilhar irá se movimentar com um ângulo de 20,56 graus em relação à sua trajetória original após a tacada lateral.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais