Buscar

Matemática Financeira

Matemática Financeira é uma área da Matemática que aplica seus conceitos no estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo e sua origem está intimamente ligada aos regimes econômicos, ao surgimento do crédito e do sistema financeiro.

Com base nos conhecimentos básicos da Matemática Financeira analise as seguintes asserções:

  1. Um capital de $ 6.580,00, aplicado a uma taxa de juros compostos de 1,50% ao mês, durante 1 ano e meio, resultará em um montante de valor inferior a $ 8.600,00.
  2. O valor presente de um capital que, investido durante 9 meses a uma taxa mensal de 1,7%, em regime de juros compostos, produz um montante de $ 5.597,00 é, aproximadamente $ 4.908,00.
  3. De acordo com o conceito do valor do dinheiro no tempo surge da relação entre juro e tempo, a partir dessas premissas, o dinheiro pago pelo uso do dinheiro emprestado ou como remuneração do capital empregado em atividades produtivas é denominado inflação;
  4. No contexto da matemática financeira, o termo montante refere-se à quantia, em dinheiro, no fim da aplicação, sendo a soma do capital aplicado e os juros produzidos, este valor também é chamado de valor futuro ou valor final da aplicação.
  5. Se, em determinado ano, o salário de um trabalhador tiver um aumento de 6,89%, e, nesse mesmo período, o IPCA for de 5,00%, então o aumento real do poder de compra do trabalhador será de 1,10% ao ano.

Marque a alternativa CORRETA:

A

II e IV, apenas;

B

I e V, apenas;

C

II, II e III, apenas;

D

I, III e IV, apenas;

E

I, II, III e IV

💡 3 Respostas

User badge image

Rodrigo Xavier

Olá!


Analisando cada uma das sentenças, temos o seguinte:


1. Um capital de $ 6.580,00, aplicado a uma taxa de juros compostos de 1,50% ao mês, durante 1 ano e meio, resultará em um montante de valor inferior a $ 8.600,00. 8.602,30

2. O valor presente de um capital que, investido durante 9 meses a uma taxa mensal de 1,7%, em regime de juros compostos, produz um montante de $ 5.597,00 é, aproximadamente $ 4.908,00. 4.809,13

3. De acordo com o conceito do valor do dinheiro no tempo surge da relação entre juro e tempo, a partir dessas premissas, o dinheiro pago pelo uso do dinheiro emprestado ou como remuneração do capital empregado em atividades produtivas é denominado inflação; juros

4. No contexto da matemática financeira, o termo montante refere-se à quantia, em dinheiro, no fim da aplicação, sendo a soma do capital aplicado e os juros produzidos, este valor também é chamado de valor futuro ou valor final da aplicação. CORRETO!

5. Se, em determinado ano, o salário de um trabalhador tiver um aumento de 6,89%, e, nesse mesmo período, o IPCA for de 5,00%, então o aumento real do poder de compra do trabalhador será de 1,10% ao ano. 1,80% a.a.


Portanto, sendo rigoroso, apenas a quarta sentença está realmente correta (ou seja, não há alternativa correta). Contudo, podemos considerar que a segunda sentença também está certa se formos bem flexíveis com o termo "aproximadamente".


Assim sendo, a melhor opção de resposta é a alternativa A, pois estão corretas apenas as asserções II e IV.


Para mais informações, outras dúvidas, resolução de novos exercícios ou agendamento de aulas, estou à disposição no instagram.


Bons estudos!


Prof. Rodrigo Xavier

@matematicafinanceiraresolvida

1
Dislike0
User badge image

Isa Games BR

Resposta B
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais