Buscar

descreva a fisiopatologia, bem como estratégias gerais de tratamento farmacológico da doença de Alzheimer e da Esquizofrenia.

b) Com relação às patologias do SNC decorrentes de alterações na transmissão colinérgica, descreva a fisiopatologia, bem como estratégias gerais de tratamento farmacológico da doença de Alzheimer e da Esquizofrenia. 

💡 4 Respostas

User badge image

Micheli Correia Rodrigues

b) Doenças relacionadas ao sistema colinérgico 

Doença de Alzheimer: a relação entre o sistema colinérgico e a demência do tipo Alzheimer tem sido explorada desde os anos 1980. Essa é uma doença neurodegenerativa de instalação insidiosa e progressiva. Modificações neuroquímicas primárias no sistema colinérgico têm sido observadas em cérebros de doentes de Alzheimer, sugerindo uma disfunção colinérgica envolvida nas alterações de memória, aprendizagem, atenção e outros processos cognitivos comuns afeta o tratamento da doença de Alzheimer e requer intervenções farmacológicas visando sua fisiopatologia específica e este inclui o uso de agentes farmacológicos que melhoram os sintomas específicos (como ilusões e distúrbios do sono) e intervenções comportamentais que possam melhorar os sintomas e as atividades diárias do paciente. Os inibidores da AChE (tacrina e donepezil) que permitem um aumento nos níveis cerebrais de acetilcolina e recentemente um antagonista não competitivo de receptor de NMDA (memantina), o qual está indicado para as formas moderadas a graves da doença, são os únicos fármacos atualmente aprovados pelo FDA (U.S. Food and Drug Administration) para o tratamento da doença de Alzheimer. 

 

Esquizofrenia: O envolvimento dos receptores nicotínicos (RCN) na esquizofrenia foi sugerido devido à grande proporção de esquizofrênicos fumantes (90%), em comparação com os 30% de fumantes na população geral. Altos níveis de anticorpos anti-RCN foram encontrados em pacientes com esquizofrenia, o que poderia contribuir para a redução no número. Apesar do envolvimento de receptores colinérgicos nessa doença, os antipsicóticos são considerados a base do tratamento agudo e de manutenção da esquizofrenia

1
Dislike0
User badge image

Urania Macedo

A doença de Alzheimer é a patologia neurodegenerativa mais freqüente associada à idade, cujas manifestações cognitivas e neuropsiquiátricas resultam em deficiência progressiva e incapacitação. A doença afeta aproximadamente 10% dos indivíduos com idade superior a 65 anos e 40% acima de 80 anos. Estima-se que, em 2050, mais de 25% da população mundial será idosa, aumentando, assim, a prevalência da doença.
1
Dislike0
User badge image

jeanne dantas Je

número de esquizofrênicos no mundo já alcança 26 milhões. Trata-se de uma doença que provoca alterações comportamentais e no padrão de sentimentos, emoções e pensamentos, diante das diversas situações do cotidiano.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais