Buscar

Como a elaboração de portfólios pode contribuir para uma concepção de avaliação de aprendizagem formativa e diagnóstica?

Didática

💡 1 Resposta

User badge image

MICHELLE Feliz Moreira de Carvalho

Portfólio Avaliativo é um dos procedimentos de avaliação condizentes com a avaliação formativa (VILLAS BOAS, 2005, p.38). A autora acrescenta que o portfólio é “[...] um procedimento de avaliação que permite aos alunos participar da formulação dos objetivos de sua aprendizagem e avaliar seu progresso”.

Para alguns, o portfólio é apenas uma pasta onde são depositados materiais produzidos pelas crianças e coletados pelo professor. Porém, a própria literatura enfatiza a importância de não fazer essa confusão.

Os materiais coletados não são quaisquer materiais, mas são aqueles mais relevantes e significativos na tradução do quanto à criança aprendeu e se desenvolveu; são aqueles mais capazes de oferecer informações que orientem o

professor no replanejamento do ensino para a superação de quaisquer dificuldades encontradas no percurso.

A utilização do portfólio avaliativo, principalmente quando de fato é assumida a perspectiva formativa da avaliação da aprendizagem, demanda mais que coletar e armazenar, analisar e refletir sobre cada uma das informações recolhidas tanto isoladamente, quanto de maneira interdependente. Pollard (2002apud PARENTE, 2004, p.46) afirma que: “[...] este processo só pode ser útil se os professores não se limitarem a colecionar a informação ,mais do que isso, for capaz de tirar partido e utilizar a informação obtida”.

Para utilizar esta ferramenta de avaliação deve-se ter clareza dos objetivos de ensino e envolvimento com a proposta pedagógica da escola. Devem-se respeitar as diferenças existentes entre as crianças e compreender que cada uma tem uma maneira e um ritmo diferentes de produção, bem como, deve-se abrir espaço para que a criança cresça em suas conquistas e aprenda a refletir sobre sua própria aprendizagem .

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais