Buscar

A disfagia pode afetar de que modo o processo de envelhecimento no idoso?

💡 1 Resposta

User badge image

Claudinei Portela

No processo de envelhecimento ocorrem mudanças nas estruturas e nas funções do nosso corpo, que podem variar de um idoso para o outro, mas que são normais nessa fase da vida. Algumas dessas mudanças podem comprometer os órgãos fonoarticulatórios e, por consequência, modificam as funções orofaciais (mastigação, deglutição, fala). Chama-se presbifagia a dificuldade de engolir os alimentos em função do envelhecimento das estruturas envolvidas, sem causa neurológica associada. Caracteriza-se pelas modificações e alterações na condução do bolo alimentar em indivíduos idosos saudáveis.
As modificações na deglutição no envelhecimento ocorrem pela disfunção sensorial, de forma progressiva, que afeta o paladar e o olfato, pelo uso de prótese dentária mal adaptada ou pela perda de dentes, a diminuição da saliva no uso de alguma medicação, e a redução do tônus muscular prejudicando visivelmente o processo da mastigação e a fase preparatória da deglutição.
A língua pode apresentar redução de mobilidade e força muscular, além da perda de papilas gustativas. Em conjunto com a diminuição do olfato, informações sensoriais importantes são comprometidas durante a alimentação. A diminuição do tônus da musculatura mastigatória leva o idoso mais rapidamente à fadiga muscular. Soma-se a isso, a diminuição da sensibilidade faríngea e redução da elevação da laringe, diminuindo a proteção das vias aéreas.
Com o avançar da idade, o idoso passa a demorar-se para mastigar e engolir os alimentos e pode ainda engolir grande quantidade de alimento sem perceber, já que a sensibilidade na cavidade oral pode estar diminuída.
É primordial observar os seguintes sinais:
- engasgos e tosses frequentes ao se alimentar;
- alteração no vedamento (fechamento) labial;
- tremor labial e lingual;
- boca muito seca;
- dificuldade para mastigar os alimentos;
- dificuldade para controlar o alimento dentro da boca;
- sentir falta de ar e cansaço enquanto se alimenta;
- preferir alimentos de consistência mais mole.
Se estes sinais aparecerem com freqüência, acompanhados de febre e perda de peso, podem indicar um quadro diferente da presbifagia que faz parte do envelhecimento natural. Ao contrário desta, a disfagia é mais grave e em muitos casos está associada a diferentes patologias de base neurológica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais