Buscar

Paul Baltes, psicólogo alemão nascido em 1939, desenvolveu durante sua trajetória profissional estudos relacionados à psicologia do desenvolvimento

Paul Baltes, psicólogo alemão nascido em 1939, desenvolveu durante sua trajetória profissional estudos relacionados à psicologia do desenvolvimento e à psicologia do envelhecimento. Junto com outros pesquisadores, estruturou sete princípios norteadores na abordagem do desenvolvimento humano do ciclo da vida. Um deles se refere ao conceito de que o desenvolvimento é vitalício. Assinale a alternativa que apresenta a definição do conceito supracitado:


O desenvolvimento acontece em diferentes dimensões (biológica, psicológica e social) que interagem, mas podendo, cada uma delas, acontecer em ritmos diferentes.


Compartilhamos espaços e experiências através de vivências em comum, ou experiências transmitidas por um conjunto de atitudes valores, crenças e comportamentos de um grupo.


Mantemos nossa capacidade para mudança, adaptação às situações escolhidas ou impostas pelo contexto em qualquer fase do ciclo da vida, onde cada período é importante e é afetado pelo anterior.


No processo de envelhecimento, as questões culturais, as relações e os ambientes amigáveis podem compensar as perdas biológicas que a idade impõe, como força, coordenação muscular, acuidade sensorial.


A plasticidade e outras capacidades como a memória, a força física e a resistência podem ser desenvolvidas por meio de exercícios e prática, mesmo em uma idade em que é esperada perda em tais capacidades.

💡 2 Respostas

User badge image

Pedro Mendes

Ajuda ai pessoal



0
Dislike0
User badge image

Alcione Menezes

Mantemos nossa capacidade para mudança, adaptação às situações escolhidas ou impostas pelo contexto em qualquer fase do ciclo da vida, onde cada período é importante e é afetado pelo anterior.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais