Buscar

ATIVIDADE OBJETIVA HISTÓRIA DA AFRICA #FAM

Leia o texto a seguir:

É comum a alegação de que a escravização de africanos no contexto da expansão europeia e da colonização das Américas nada tinha de especial, pois os africanos já escravizavam seus próprios irmãos e os europeus apenas se engajavam em um comércio legítimo já estabelecido. Tal visão omite o aspecto inédito e fundamental do escravismo mercantil europeu: com base nas teorias racistas, que destituíam os africanos de sua condição humana, tornava-os animais de carga ou ferramentas para geração de lucro, estampando-os com a marca de uma inferioridade inata em que o cativeiro seria sua “salvação”.

Com base na leitura do texto, assinale a alternativa que esteja de acordo com o mesmo.

Ao se referir à “salvação”, o autor está confirmando concordar com a ideia de que esta seria a única possibilidade dos escravizados alcançarem alguma liberdade através das lutas e fugas.


É correto afirmar que existia escravidão na África pré-colonial, mas esta era diferente da escravidão praticada pelos europeus durante a Idade Moderna.


As teorias racistas foram a base teórica não só da escravidão colonialista, mas de todos os sistemas escravistas da história.


O texto reafirma que, apesar do horror da escravidão colonial, os africanos não podem ser isentados de culpa, pois também possuíam práticas escravistas.


A escravidão africana destituía os escravos de sua condição humana, sendo os mesmos tratados como animais ou objetos.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais