Buscar

As principais propriedades mecânicas relacionadas e recomendadas por essas normas e como obtê-las de forma simplificada (NBR 6118; NBR 7190;NBR 8800)

Resistência dos Materiais, ou Mecânica dos Sólidos, estuda os efeitos internos da tensão e da deformação dos materiais utilizados nas estruturas de qualquer construção civil. Tensão é associada à resistência do material, enquanto deformação é uma medida da mudança da forma do corpo sólido.

Os materiais e suas propriedades mecânicas (módulo de elasticidade, coeficiente de Poisson, tensão de escoamento etc.), obtidas em ensaios de laboratório, são fundamentais para o Engenheiro Civil projetar com segurança, economia e eficiência.

Na ausência de ensaios mais elaborados e precisos, as normas brasileiras fornecem propriedades mecânicas de maneira simplificada (tabelas, gráficos e funções ajustadas) para profissionais de engenharia com poucas informações sobre os materiais que pretendem utilizar. Algumas normas ABNT podem ser citadas:

  1. NBR 6118– Projeto de Estruturas de Concreto;
  2. NBR 7190– Projeto de Estruturas de Madeira;
  3. NBR 8800– Projeto de Estruturas de Aço e Estruturas Mistas de Aço e Concreto.

Nesse contexto, descreva quais as principais propriedades mecânicas relacionadas e/ou recomendadas por essas normas e como obtê-las de forma simplificada.


💡 3 Respostas

User badge image

Breno Canguçu

As normas técnicas NBR 6118, NBR 7190 e NBR 8800 estabelecem os requisitos técnicos para o projeto de estruturas de concreto, madeira e aço, respectivamente. Dentre as principais propriedades mecânicas relacionadas e/ou recomendadas por essas normas, podemos destacar:

NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto

  • Resistência característica à compressão do concreto (fck);
  • Módulo de elasticidade do concreto (Ec);
  • Resistência de aderência do concreto à armadura (τ);
  • Coeficiente de Poisson do concreto (ν);
  • Resistência à tração do concreto (fct);


Essas propriedades podem ser obtidas através de ensaios laboratoriais específicos. Por exemplo, a resistência característica à compressão do concreto pode ser determinada através do ensaio de compressão axial, que consiste em submeter corpos de prova cilíndricos à compressão até a ruptura. O módulo de elasticidade do concreto pode ser determinado através do ensaio de compressão diametral ou do ensaio de tração indireta por compressão diametral. A resistência de aderência do concreto à armadura pode ser determinada através do ensaio de puxamento direto. O coeficiente de Poisson do concreto pode ser obtido através do ensaio de compressão triaxial. E a resistência à tração do concreto pode ser obtida através do ensaio de tração por compressão diametral.

NBR 7190 - Projeto de Estruturas de Madeira

  • Resistência característica à compressão da madeira (fc0,k);
  • Módulo de elasticidade da madeira (E0,k);
  • Coeficiente de variação da resistência da madeira (kv);
  • Coeficiente de variação do módulo de elasticidade da madeira (ke);


Essas propriedades podem ser obtidas através de ensaios destrutivos em laboratório. Por exemplo, a resistência característica à compressão da madeira pode ser determinada através do ensaio de compressão paralela às fibras. O módulo de elasticidade da madeira pode ser determinado através do ensaio de flexão estática, que consiste em submeter um corpo de prova à flexão até a ruptura. O coeficiente de variação da resistência da madeira e o coeficiente de variação do módulo de elasticidade da madeira podem ser obtidos a partir dos resultados de vários ensaios de resistência à compressão e de flexão.

NBR 8800 - Projeto de Estruturas de Aço e Estruturas Mistas de Aço e Concreto

  • Limite de escoamento do aço (fyk);
  • Resistência à tração do aço (fuk);
  • Módulo de elasticidade do aço (E);
  • Coeficiente de Poisson do aço (ν);
  • Coeficiente de dilatação térmica do aço (α);


Essas propriedades podem ser obtidas através de ensaios de tração em laboratório. O limite de escoamento do aço pode ser determinado através do ensaio de tração convencional, que consiste em submeter um corpo de prova à tração até que ocorra o escoamento do material. A resistência à tração do aço pode ser determinada através do ensaio de tração até a ruptura. O módulo de elasticidade do aço pode ser determinado através do ensaio de tração uniaxial. O coeficiente de Poisson do aço pode ser obtido através de ensaios de tração e compressão. E o coeficiente de dilatação térmica do aço pode ser determinado através de ensaios de dilatação térmica.

É importante ressaltar que a obtenção dessas propriedades deve ser realizada por profissionais capacitados e em laboratórios especializados. Além disso, existem outras propriedades mecânicas que podem ser relevantes para o projeto estrutural, dependendo das características da estrutura em questão. O dimensionamento correto das estruturas deve levar em consideração todas as propriedades mecânicas relevantes, conforme as normas técnicas aplicáveis.

2
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A NBR 6118, que trata do projeto de estruturas de concreto, recomenda e fornece informações sobre as propriedades mecânicas do concreto, como resistência à compressão, módulo de elasticidade, coeficiente de Poisson, entre outras. Essas informações podem ser obtidas por meio de ensaios de laboratório ou por meio de tabelas e gráficos presentes na norma. A NBR 7190, que trata do projeto de estruturas de madeira, recomenda e fornece informações sobre as propriedades mecânicas da madeira, como resistência à compressão, módulo de elasticidade, coeficiente de Poisson, entre outras. Essas informações podem ser obtidas por meio de ensaios de laboratório ou por meio de tabelas e gráficos presentes na norma. A NBR 8800, que trata do projeto de estruturas de aço e estruturas mistas de aço e concreto, recomenda e fornece informações sobre as propriedades mecânicas do aço, como resistência à tração, módulo de elasticidade, coeficiente de Poisson, entre outras. Essas informações podem ser obtidas por meio de ensaios de laboratório ou por meio de tabelas e gráficos presentes na norma.
1
Dislike0
User badge image

BRUNO MACHADO

não sei, preciso de curtida!!! curte por favor

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais