Buscar

Compreender os mecanismos responsáveis pelo controle do ritmo cardíaco Controle intrínseco do ritmo cardíaco Controle extrínseco do ritmo cardíaco ...

Compreender os mecanismos responsáveis pelo controle do ritmo cardíaco
Controle intrínseco do ritmo cardíaco
Controle extrínseco do ritmo cardíaco
Sistema nervoso simpático
Sistema nervoso parassimpático
Automatismo cardíaco
Sistema de condução elétrica do coração
O controle do ritmo cardíaco pode ser dividido em duas fases: a primeira que dá origem aos batimentos por células especializadas na excitação automática do coração e a segunda que tem o ritmo cardíaco controlado de maneira extrínseca, inconsciente ou involuntariamente por um componente eferente visceral chamado sistema nervoso autônomo.
O sistema nervoso autônomo é subdividido em dois componentes, os quais funcionam de maneira contrabalanceada, ou seja, quando um aumenta o outro diminui, e vice-versa: o sistema nervoso simpático, responsável pela secreção de noradrenalina e adrenalina, e o sistema nervoso parassimpático, responsável pela secreção de acetilcolina.
O tecido cardíaco, além de ser constituído por células especializadas em realizar o trabalho mecânico do coração (miocárdio), possui um sistema constituído por células nervosas especializadas no desenvolvimento da autoexcitação do coração. Este sistema também pode ser denominado como sistema de controle intrínseco da ritmicidade cardíaca ou sistema de condução do coração.
O nó sinoatrial é a célula que possui maior frequência intrínseca de disparo espontâneo comparado ao nó atrioventricular e às fibras de Purkinje.
Uma vez nos ventrículos, a onda de ativação percorre inicialmente as células da camada mais interna dessas câmaras (endocárdio) dos dois ventrículos.

Essa pergunta também está no material:

Fisiologia do Sistema Cardiovascular
22 pág.

Fisiologia Humana I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O controle do ritmo cardíaco pode ser dividido em duas fases: controle intrínseco e controle extrínseco. O controle intrínseco é realizado por células especializadas no coração que possuem a capacidade de se autoexcitar, como o nó sinoatrial. Já o controle extrínseco é realizado pelo sistema nervoso autônomo, que é subdividido em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. O sistema nervoso simpático é responsável pela secreção de noradrenalina e adrenalina, enquanto o sistema nervoso parassimpático é responsável pela secreção de acetilcolina. Além disso, o tecido cardíaco possui um sistema de condução elétrica que permite a propagação do estímulo cardíaco pelos ventrículos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais