Buscar

15. Descreva a parede celular de bactérias Gram positivas e como se apresentam na coloração de Gram. As bactérias gram positivas apresentam uma ca...

15. Descreva a parede celular de bactérias Gram positivas e como se apresentam na coloração de Gram.

As bactérias gram positivas apresentam uma camada delgada de peptidoglicano e a presença e a presença de ácidos teicóicos e lipoteicóicos.
Os ácidos teicóicos e lipoteicóicos regulam o movimento de cátions para dentro e para fora da célula, ajudam a regular a divisão celular e fornecem boa parte da especificidade antigênica da parede, o que permite a identificação de bactérias.

Essa pergunta também está no material:

exercicio microbiologia basica
11 pág.

Microbiologia Universidade Cidade de São PauloUniversidade Cidade de São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A parede celular das bactérias Gram positivas é composta principalmente por uma camada delgada de peptidoglicano. Além disso, apresentam a presença de ácidos teicóicos e lipoteicóicos. Esses ácidos têm funções importantes, como regular o movimento de cátions para dentro e para fora da célula, auxiliar na divisão celular e fornecer especificidade antigênica à parede, permitindo a identificação das bactérias. Na coloração de Gram, as bactérias Gram positivas retêm o corante violeta-iodo, resultando em uma coloração roxa ou azul escura.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais