Logo Passei Direto
Buscar

Física

Colégio Objetivo
(Olimpíada Brasileira de Física) Dois carros movem -se no mesmo sentido em uma estrada retilínea com velocidades vA = 108 km/h e vB = 72 km/h respectivamente. Quando a frente do carro A está a uma distância de 10 m atrás da traseira do carro B, o motorista do carro A freia, causando uma desaceleração a = 5 m/s2.
a) Calcule a distância percorrida pelo carro A até que ele colida com o carro B.
b) Repita o cálculo do item anterior, mas agora supondo que a velocidade inicial do carro A seja de 90 km/h. Interprete seu resultado.


User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

a) Para calcular a distância percorrida pelo carro A até que ele colida com o carro B, podemos utilizar a equação de Torricelli: v² = u² + 2as Onde: v = velocidade final do carro A (0 m/s, pois ele colide com o carro B) u = velocidade inicial do carro A (108 km/h convertido para m/s) a = desaceleração do carro A (-5 m/s², pois é uma desaceleração) s = distância percorrida pelo carro A Substituindo os valores na fórmula, temos: 0² = (108/3,6)² + 2*(-5)*s Resolvendo a equação, encontramos: 0 = 30² - 10s 10s = 900 s = 90 metros Portanto, o carro A percorre uma distância de 90 metros até colidir com o carro B. b) Se a velocidade inicial do carro A for de 90 km/h, podemos repetir o cálculo utilizando o mesmo raciocínio: 0² = (90/3,6)² + 2*(-5)*s Resolvendo a equação, encontramos: 0 = 25² - 10s 10s = 625 s = 62,5 metros Nesse caso, o carro A percorre uma distância de 62,5 metros até colidir com o carro B. A interpretação do resultado é que, com uma velocidade inicial menor, o carro A percorre uma distância menor até a colisão, o que faz sentido, pois ele está se movendo mais devagar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Um ponto P, seguindo trajetórias perpendiculares, com velocidades constantes e iguais, respectivamente, a 6 m/s e 8 m/s. Em que instante a distância entre elas será de 40 m?


Dois móveis, A e B, ao percorrerem a mesma trajetória, tiveram seus espaços variando com o tempo, conforme as representações gráficas a seguir:
Determine:
a) as funções horárias dos espaços de A e de B;
b) o instante e a posição correspondentes ao encontro dos móveis (por leitura direta nos gráficos e usando as funções horárias obtidas).


Uma formiga move-se sobre uma fita métrica esticada e suas posições são dadas, em função do tempo, pelo gráfico abaixo:
Determine:
a) a distância percorrida pela formiga, de t0= 0 a t = 220 s;
b) a velocidade escalar da formiga no instante t = 190 s;
c) a velocidade escalar média da formiga entre t0= 0 e t = 160 s.


Das 10 h às 16 h, a velocidade escalar de um automóvel variou com o tempo. O gráfico a seguir mostra a variação aproximada da velocidade em função do tempo:
Calcule a velocidade escalar média do automóvel nesse intervalo de tempo.


A velocidade escalar de um corpo é dada em função do tempo pelo gráfico a seguir:
a) Calcule a aceleração escalar do corpo em cada trecho (aI, aII e aIII).
b) Calcule a distância percorrida nos 15 segundos.


A velocidade escalar de um corpo variou de acordo com o gráfico a seguir. Dessa maneira, ele percorreu uma determinada distância d. Que velocidade escalar constante esse corpo deveria manter no mesmo intervalo de tempo de 60 s para percorrer a mesma distância d?


Mais conteúdos dessa disciplina