Buscar

Descreva as características do tronco encefálico, suas partes e suas relações anatômicas. Localização e relações anatômicas do tronco encefálico Pa...

Descreva as características do tronco encefálico, suas partes e suas relações anatômicas.
Localização e relações anatômicas do tronco encefálico
Partes do tronco encefálico
Bulbo
Ponte
Quarto ventrículo
O tronco encefálico fica entre a medula e o diencéfalo, ventral ao cerebelo.
As partes do tronco encefálico são o bulbo, a ponte e o mesencéfalo.
O bulbo fica entre o forame magno e o sulco bulbo-pontino e se relaciona com a medula caudalmente e com a ponte cranialmente.
A pirâmide do bulbo é um feixe de fibras descendentes que ligam áreas motoras do cérebro aos neurônios motores da medula.
A decussação das pirâmides é o cruzamento oblíquo do plano mediano feito pelas fibras que formam as pirâmides.
A oliva é uma eminência oval localizada entre os sulcos laterais anterior e posterior do bulbo, a qual é formada por substância cinzenta.
Do sulco lateral anterior do bulbo sai o N. hipoglosso (NC XII) e do sulco lateral posterior saem os Nn. glossofaríngeo (NC IX) e vago (X) e a raiz craniana do N. acessório (NC XI).
A ponte é a parte do tronco encefálico interposta entre o bulbo e o mesencéfalo, ventral ao cerebelo.
As estrias transversais na face ventral da ponte representam a presença de feixes de fibras transversais que convergem de cada lado para formar os pedúnculos cerebelares médios.
No limite entre a ponte e o pedúnculo cerebelar médio surge o N. trigêmeo (NC V). Entre a ponte e o bulbo emergem os Nn. abducente (NC VI), facial (NC VII) e vestibulococlear (NC VIII).
O IV ventrículo é uma cavidade localizada entre o bulbo e a ponte (ventralmente) e o cerebelo (dorsalmente). É formado pela luz do tubo neural.
O assoalho do IV ventrículo é formado pela parte dorsal da ponte e pela porção aberta do bulbo. O teto do IV ventrículo é constituído pelo véu medular superior e pela tela corióide.
O IV ventrículo se comunica com o III ventrículo através do aqueduto cerebral e com o espaço subaracnóideo através das aberturas laterais e mediana do IV ventrículo.
O sulco limitante é uma estrutura presente no assoalho do IV ventrículo que separa as eminências mediais dos trígonos do N. hipoglosso e do N. vago.

Essa pergunta também está no material:

10 Tronco encefálico
6 pág.

Neuroanatomia Universidade Federal do Espírito SantoUniversidade Federal do Espírito Santo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O tronco encefálico é uma parte do sistema nervoso central localizada entre a medula espinhal e o diencéfalo, ventral ao cerebelo. Ele é composto por três partes principais: o bulbo, a ponte e o mesencéfalo. O bulbo, também conhecido como medula oblonga, está localizado entre o forame magno e o sulco bulbo-pontino. Ele se relaciona com a medula espinhal caudalmente e com a ponte cranialmente. No bulbo, encontramos a pirâmide, que é um feixe de fibras descendentes que ligam áreas motoras do cérebro aos neurônios motores da medula. A decussação das pirâmides ocorre no bulbo, onde as fibras cruzam o plano mediano de forma oblíqua. Além disso, a oliva é uma eminência oval localizada entre os sulcos laterais anterior e posterior do bulbo, formada por substância cinzenta. O Nervo Hipoglosso (NC XII) emerge do sulco lateral anterior do bulbo, enquanto os Nervos Glossofaríngeo (NC IX), Vago (X) e a raiz craniana do Nervo Acessório (NC XI) emergem do sulco lateral posterior. A ponte, também chamada de protuberância, está localizada entre o bulbo e o mesencéfalo, ventral ao cerebelo. Na face ventral da ponte, encontramos as estrias transversais, que representam a presença de feixes de fibras transversais que convergem de cada lado para formar os pedúnculos cerebelares médios. Entre a ponte e o bulbo emergem os Nervos Abducente (NC VI), Facial (NC VII) e Vestibulococlear (NC VIII), enquanto o Nervo Trigêmeo (NC V) surge no limite entre a ponte e o pedúnculo cerebelar médio. O IV ventrículo é uma cavidade localizada entre o bulbo e a ponte (ventralmente) e o cerebelo (dorsalmente). Ele é formado pela luz do tubo neural e possui um assoalho formado pela parte dorsal da ponte e pela porção aberta do bulbo. O teto do IV ventrículo é constituído pelo véu medular superior e pela tela corióide. O IV ventrículo se comunica com o III ventrículo através do aqueduto cerebral e com o espaço subaracnóideo através das aberturas laterais e mediana do IV ventrículo. No assoalho do IV ventrículo, encontramos o sulco limitante, que separa as eminências mediais dos trígonos do Nervo Hipoglosso e do Nervo Vago. Espero que essas informações sejam úteis para você!

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais