Buscar

A substância cinzenta do tronco encefálico tem a mesma organização daquela da medula espinal? Quais são as diferenças? Não. O tronco encefálico ap...

A substância cinzenta do tronco encefálico tem a mesma organização daquela da medula espinal? Quais são as diferenças?

Não. O tronco encefálico apresenta fragmentação longitudinal e transversal da substância cinzenta, o que se deve, em parte, ao fato do tronco encefálico ter muitas fibras transversais; além disso, preenchendo o espaço entre os núcleos e tratos mais compactos há a formação reticular, uma rede de fibras e corpos de neurônios que forma uma estrutura intermediária entre a substância branca e cinzenta.
Substância cinzenta homóloga à medula: núcleos dos nervos cranianos presentes no tronco encefálico e que têm correspondência em áreas de substância cinzenta da medula.
Substância cinzenta própria do tronco encefálico: núcleo do tronco encefálico que não têm correspondência com nenhuma área da substância cinzenta da medula.

Essa pergunta também está no material:

10 Tronco encefálico
6 pág.

Neuroanatomia Universidade Federal do Espírito SantoUniversidade Federal do Espírito Santo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, a substância cinzenta do tronco encefálico não possui a mesma organização da medula espinal. Existem algumas diferenças entre elas: 1. Fragmentação longitudinal e transversal: O tronco encefálico apresenta uma fragmentação da substância cinzenta, devido à presença de muitas fibras transversais. Isso não ocorre na medula espinal, que possui uma organização mais contínua. 2. Formação reticular: Entre os núcleos e tratos mais compactos do tronco encefálico, há a presença da formação reticular, que consiste em uma rede de fibras e corpos de neurônios. Essa estrutura forma uma região intermediária entre a substância branca e cinzenta. 3. Substância cinzenta homóloga à medula: No tronco encefálico, existem núcleos dos nervos cranianos que têm correspondência com áreas de substância cinzenta da medula. Esses núcleos são considerados como uma continuação da substância cinzenta medular. 4. Substância cinzenta própria do tronco encefálico: Além dos núcleos homólogos à medula, o tronco encefálico também possui núcleos que não têm correspondência com nenhuma área da substância cinzenta medular. Esses núcleos são considerados como uma substância cinzenta própria do tronco encefálico. Essas são algumas das diferenças entre a organização da substância cinzenta do tronco encefálico e da medula espinal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais