Buscar

Uma fábrica de móveis implantou com sucesso a ISO-9001 e obteve ganhos como a conquista de novos clientes e a melhoria da lucratividade com a reduç...

Uma fábrica de móveis implantou com sucesso a ISO-9001 e obteve ganhos como a conquista de novos clientes e a melhoria da lucratividade com a redução de desperdício de matéria-prima. Qual é o histórico da qualidade e como ele evoluiu ao longo do tempo?

A qualidade passou por várias fases, sendo elas: Fase de Inspeção, Fase do Controle Estatístico, Fase da Garantia da Qualidade e Fase da Gestão da Qualidade.
O conceito de qualidade é antigo, mas foi aprimorado após a Revolução Industrial e as duas grandes Guerras Mundiais.
O Japão se tornou referência em conceito de qualidade após a Segunda Guerra Mundial e os gurus da qualidade, como Deming, Juran, Crosby, Feigenbaum e Kaoru Ishikawa, desenvolveram ferramentas que estão dentro de um sistema chamado de gestão de qualidade.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O histórico da qualidade evoluiu ao longo do tempo, passando por várias fases. Inicialmente, havia a fase de Inspeção, em que o foco estava na detecção de defeitos após a produção. Em seguida, surgiu a fase do Controle Estatístico, que buscava controlar e monitorar o processo produtivo por meio de técnicas estatísticas. Posteriormente, chegou-se à fase da Garantia da Qualidade, em que o objetivo era garantir que os produtos atendessem aos requisitos estabelecidos. Nessa fase, foram estabelecidos padrões e procedimentos para assegurar a qualidade. Atualmente, estamos na fase da Gestão da Qualidade, em que a qualidade é vista como responsabilidade de todos na organização. Nessa fase, são utilizadas abordagens como a ISO 9001, que estabelece um sistema de gestão da qualidade baseado em processos. O conceito de qualidade evoluiu ao longo do tempo, sendo aprimorado após a Revolução Industrial e as duas grandes Guerras Mundiais. O Japão se tornou referência em qualidade após a Segunda Guerra Mundial, e os gurus da qualidade, como Deming, Juran, Crosby, Feigenbaum e Kaoru Ishikawa, desenvolveram ferramentas e metodologias que contribuíram para o avanço da gestão da qualidade. Essa evolução permitiu que empresas, como a fábrica de móveis mencionada, obtivessem ganhos como a conquista de novos clientes e a melhoria da lucratividade, por meio da redução de desperdício de matéria-prima.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais