Buscar

Exercício 2: Seja a integral, 2.1 - Aproximar a integral I, usando a regra dos Trapézios Repetida sobre 11 pontos (efetuar os cálculos com 4 decima...

Exercício 2: Seja a integral, 2.1 - Aproximar a integral I, usando a regra dos Trapézios Repetida sobre 11 pontos (efetuar os cálculos com 4 decimais). 2.2 - Estime o erro máximo cometido.
2.1 - Aproximar a integral I, usando a regra dos Trapézios Repetida sobre 11 pontos (efetuar os cálculos com 4 decimais).
2.2 - Estime o erro máximo cometido.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para aproximar a integral usando a regra dos Trapézios Repetida sobre 11 pontos, você pode seguir os seguintes passos: Passo 1: Divida o intervalo de integração em 11 subintervalos iguais. Passo 2: Calcule o valor de h, que é o tamanho de cada subintervalo, usando a fórmula h = (b - a) / n, onde b é o limite superior do intervalo, a é o limite inferior do intervalo e n é o número de subintervalos. Passo 3: Calcule os valores de f(a), f(b), f(a + h), f(a + 2h), ..., f(a + 10h), f(b - h), onde f(x) é a função que você está integrando. Passo 4: Calcule a aproximação da integral usando a fórmula I ≈ (h/2) * [f(a) + 2f(a + h) + 2f(a + 2h) + ... + 2f(a + 10h) + f(b - h)]. Passo 5: Para estimar o erro máximo cometido, você pode usar a fórmula do erro máximo para a regra dos Trapézios, que é E ≤ (b - a) * [(h^2) / 12] * max|f''(x)|, onde f''(x) é a segunda derivada da função que você está integrando. Lembre-se de efetuar todos os cálculos com 4 decimais, como solicitado no exercício.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais