Buscar

Algarismos Significativos, Erros e Calibração de Vidrarias

Algarismos Significativos, Erros e Calibração de Vidrarias

“O processo científico começa com a observação, realizada sob condições estritamente controladas em laboratórios, embora às vezes alguns resultados sejam alcançados acidentalmente. A observação pode ser qualitativa, por exemplo, observar que a cor do óxido de ferro é marrom-avermelhada, ou quantitativa, pode-se observar qual é a quantidade de óxido de ferro obtido na reação.

Sem observação quantitativa, nenhuma ciência pode fazer grandes progressos, portanto, os experimentos devem ser sempre dimensionados.

O processo de medição geralmente envolve a leitura do número no instrumento, porém, o número de dígitos utilizados para expressar um determinado valor através de experimentos quase sempre tem alguma limitação”.

As medidas realizadas numa análise estão sujeitas a erros, sejam eles aleatórios ou sistemáticos. Com base nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina e na realização da prática de “Algarismos Significativos, Erros e Calibração de Vidrarias”, disserte sobre os erros aleatórios e sistemáticos.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os erros aleatórios são aqueles que ocorrem de forma imprevisível e não sistemática, ou seja, não possuem uma causa específica e podem ocorrer tanto para mais quanto para menos em relação ao valor real. Esses erros podem ser minimizados através da realização de várias medições e do cálculo da média aritmética dessas medidas. Já os erros sistemáticos são aqueles que ocorrem de forma previsível e sistemática, ou seja, possuem uma causa específica e sempre ocorrem na mesma direção em relação ao valor real. Esses erros podem ser minimizados através da calibração dos instrumentos de medição e da identificação e correção das causas que os provocam. A calibração de vidrarias é um procedimento importante para minimizar os erros sistemáticos nas medições volumétricas. Esse procedimento consiste em verificar se a vidraria está graduada corretamente e se o volume indicado corresponde ao volume real. A calibração deve ser realizada periodicamente e sempre que houver uma mudança significativa na temperatura ou na pressão atmosférica.
4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais