Buscar

Se os próprios surdos optam pelo ensino em Escolas Bilíngues para Surdos, quais motivos podem levar as políticas educacionais inclusivas declararem...

Se os próprios surdos optam pelo ensino em Escolas Bilíngues para Surdos, quais motivos podem levar as políticas educacionais inclusivas declararem a preferência pelo ensino regular para os alunos surdos ou com deficiência auditiva?

As políticas educacionais inclusivas buscam promover a inclusão dos alunos surdos ou com deficiência auditiva na sociedade, por meio da convivência com os demais estudantes em escolas regulares.
Para que os alunos surdos ou com deficiência auditiva possam estudar em escolas regulares, é necessário que haja o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que leva em conta as particularidades desses alunos.
O conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental para que os professores possam lidar com os alunos surdos ou com deficiência auditiva de forma adequada.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As políticas educacionais inclusivas podem declarar preferência pelo ensino regular para alunos surdos ou com deficiência auditiva por alguns motivos. Um deles é o princípio da inclusão, que busca promover a convivência e interação entre todos os estudantes, independentemente de suas diferenças. Além disso, acredita-se que a educação inclusiva em escolas regulares pode proporcionar uma maior diversidade de experiências e oportunidades de aprendizado para os alunos surdos ou com deficiência auditiva. No entanto, é importante ressaltar que a escolha do modelo de ensino deve ser feita em conjunto com a comunidade surda, levando em consideração suas necessidades e preferências. Muitos surdos optam pelo ensino em escolas bilíngues para surdos, onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é valorizada e utilizada como meio de comunicação principal. Essas escolas oferecem um ambiente linguístico e culturalmente acessível, o que pode facilitar o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos surdos. Portanto, é fundamental que as políticas educacionais inclusivas considerem a diversidade de necessidades e preferências dos alunos surdos ou com deficiência auditiva, buscando garantir o acesso a uma educação de qualidade e que respeite sua identidade linguística e cultural.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais