Buscar

Após a leitura do trecho do conto de Machado de Assis, marque a opção correta a respeito da tipologia textual que predomina no recorte acima: a. ...

Após a leitura do trecho do conto de Machado de Assis, marque a opção correta a respeito da tipologia textual que predomina no recorte acima:


a. Dissertação – o recorte em tela, apresenta a exposição de uma ideia, mas não demonstra uma proposta de intervenção. Dentre as suas características, essa tipologia presa por uma linguagem objetiva e com baixo grau de pessoalidade. Característica observada no trecho lido.
b. Introdução – momento em que o autor apresenta o tema objeto da dissertação. Deve considerar a construção verbal no presente do indicativo, percebe-se essa característica no fragmento de Ideias do Canário.
c. Descrição – essa tipologia coloca o autor como mero observador e explica como ocorre a cena, em geral há uma exposição de opinião e sentimentos.
d. Narração – trata-se de uma sequência lógica apresentada por um autor, onde os personagens são apresentados em local e tempo determinado. Nessa tipologia textual, considera-se a movência dos diálogos e predominam os verbos de movimento. Ex: “Perguntei-lhe então se tinha saudades do espaço azul e infinito...”
e. Injunção – quando o texto apresenta comandos ou instruções ao seu leitor, podendo ser com viés de ordem ou conselho, presente no trecho lido no parágrafo segundo.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Online_ Revisão da tentativa prod textual
9 pág.

Leitura e Produção de Textos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais