Buscar

Sabendo que Joãozinho apresenta diabetes mellitus, quais cuidados o cirurgião-dentista deve adotar ao realizar as suas consultas? O cirurgião-dent...

Sabendo que Joãozinho apresenta diabetes mellitus, quais cuidados o cirurgião-dentista deve adotar ao realizar as suas consultas?

O cirurgião-dentista deve instruir o paciente com quanto à necessidade de alimentar-se e ingerir a medicação adequadamente antes da consulta odontológica, minimizando assim, a chance de desenvolver crise hipoglicêmica.
O cirurgião-dentista deve checar a glicemia capilar com glicosímetro antes, durante e após a consulta.
O atendimento deve ser efetuado no período matutino, momento em que os níveis de glicose se encontram, geralmente, mais elevados, além de reduzir o estresse físico e emocional, evitando consultas prolongadas que mantenham o paciente em longos períodos de jejum.
O cirurgião-dentista deve reduzir o risco infecção, efetuando instrução de higiene oral.
O cirurgião-dentista deve efetuar orientações de dieta adequada.
O cirurgião-dentista deve aferir a pressão arterial (PA) antes e depois das consultas e pulsação antes, durante e depois da anestesia.
O cirurgião-dentista deve prescrever agentes estimulantes da saliva, como gomas de mascar com xilitol, ou ainda recomendar o uso de saliva artificial para aliviar os sintomas da xerostomia.
O cirurgião-dentista deve avaliar a necessidade de profilaxia antibiótica prévia ao procedimento, para evitar a bacteremia transitória, que ocorre em procedimentos agressivos, devido à vulnerabilidade para infecções e resposta inflamatória acentuada.

Essa pergunta também está no material:

Seminário Interdisciplinar - Perguntas Discentes de PNE
2 pág.

Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais Centro Universitário ChristusCentro Universitário Christus

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O cirurgião-dentista deve adotar os seguintes cuidados ao realizar as consultas com Joãozinho, que apresenta diabetes mellitus: 1. Instruir o paciente sobre a necessidade de alimentar-se e ingerir a medicação adequadamente antes da consulta odontológica, para evitar crises hipoglicêmicas. 2. Checar a glicemia capilar com glicosímetro antes, durante e após a consulta. 3. Realizar o atendimento no período matutino, quando os níveis de glicose geralmente estão mais elevados, evitando consultas prolongadas que mantenham o paciente em jejum por longos períodos. 4. Reduzir o risco de infecção, fornecendo instruções de higiene oral adequada. 5. Orientar sobre uma dieta adequada. 6. Aferir a pressão arterial antes e depois das consultas, assim como a pulsação antes, durante e depois da anestesia. 7. Prescrever agentes estimulantes da saliva, como gomas de mascar com xilitol, ou recomendar o uso de saliva artificial para aliviar os sintomas da xerostomia. 8. Avaliar a necessidade de profilaxia antibiótica prévia ao procedimento, especialmente em casos de procedimentos agressivos, para evitar a bacteremia transitória e a resposta inflamatória acentuada devido à vulnerabilidade para infecções. Esses são alguns dos cuidados que o cirurgião-dentista deve adotar ao tratar um paciente com diabetes mellitus. É importante ressaltar que cada caso é único e pode exigir cuidados adicionais, por isso é fundamental que o profissional esteja atualizado e em contato com o médico responsável pelo tratamento do paciente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais