Buscar

Um cão macho, não castrado, da raça Shih Tzu, chegou em uma clínica médico-veterinária com sinais de desidratação. Os tutores relataram que trabalh...

Um cão macho, não castrado, da raça Shih Tzu, chegou em uma clínica médico-veterinária com sinais de desidratação. Os tutores relataram que trabalhavam durante toda a semana e tinham apenas o final de semana para passear com seu cão, assim, saíram para caminhar e levaram seu animal. A caminhada durou cerca de 40 minutos e a distância percorrida foi de 4 Km. Além disso, o dia estava bem quente, com temperatura média de 29°C. No exame clínico, o médico veterinário, verificou que o animal apresentava letargia, língua e gengivas secas, temperatura retal de 40°C e, ao realizar exames complementares, observou alteração no hematócrito e nas proteínas totais. Assim, concluiu que o animal estava desidratado e explicou aos tutores que o calor excessivo aliado ao exercício intenso provocaram aumento da perda de água com consequente acúmulo de sais nas células e que iria fazer uso da fluidoterapia para reposição dos líquidos corporais. Com base nas explicações fornecidas aos tutores pelo médico veterinário, pode-se concluir que ocorreu uma desidratação hipertônica na qual:

O animal apresentava letargia, língua e gengivas secas, temperatura retal de 40°C e alteração no hematócrito e nas proteínas totais.
O calor excessivo aliado ao exercício intenso provocaram aumento da perda de água com consequente acúmulo de sais nas células.
O médico veterinário iria fazer uso da fluidoterapia para reposição dos líquidos corporais.
Fluido extracelular tem osmolaridade menor do que o líquido intracelular, levando a grandes perdas de água.
Não há transferência entre os líquidos extracelular e intracelular.
Fluido extracelular tem osmolaridade maior do que o líquido intracelular, levando a grandes perdas de água.

Essa pergunta também está no material:

IMG_8300
1 pág.

Processos Bioquímicos Universidade SalvadorUniversidade Salvador

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, pode-se concluir que ocorreu uma desidratação hipertônica no cão macho, não castrado, da raça Shih Tzu. Os sinais clínicos apresentados, como letargia, língua e gengivas secas, temperatura retal elevada e alterações no hematócrito e nas proteínas totais, indicam a desidratação. O calor excessivo aliado ao exercício intenso durante a caminhada de 4 km em um dia quente de 29°C resultaram em aumento da perda de água e acúmulo de sais nas células. O médico veterinário irá utilizar a fluidoterapia para repor os líquidos corporais do animal. Vale ressaltar que o fluido extracelular tem osmolaridade menor do que o líquido intracelular, o que pode levar a grandes perdas de água.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image