Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Glicogênese: degração de glicogênio. ( ) Glicogenólise: síntese de glicose. ( ) Durante os exercícios físicos, a glicose mobilizada da molécula de glicogênio muscular pode ser oxidada de forma aeróbia ou anaeróbia. ( ) Nossa musculatura esquelética não é capaz de estocar glicogênio suficiente para sustentar exercícios físicos muito longos. ( ) Ao esgotar os estoques de glicogênio muscular, uma outra reserva energética começa a ser mobilizada durante a prática de exercícios físicos: as proteínas estocadas no tecido adiposo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Glicogênese: degradação de glicogênio. (F) Glicogenólise: síntese de glicose. (F) Durante os exercícios físicos, a glicose mobilizada da molécula de glicogênio muscular pode ser oxidada de forma aeróbia ou anaeróbia. (V) Nossa musculatura esquelética não é capaz de estocar glicogênio suficiente para sustentar exercícios físicos muito longos. (F) Ao esgotar os estoques de glicogênio muscular, uma outra reserva energética começa a ser mobilizada durante a prática de exercícios físicos: as proteínas estocadas no tecido adiposo. (V) A V - F - V - F - V. B V - V - F - F - V. C F - V - F - V - F. D F - F - V - V - F.
Nossa musculatura esquelética não é capaz de estocar glicogênio suficiente para sustentar exercícios físicos muito longos, assim, ao começarem a esgotar os estoques de glicogênio muscular, uma outra reserva energética começa a ser mobilizada durante a prática de exercícios físicos: os ácidos graxos, estocados na forma de triacilglicerol no tecido adiposo. Diante dessa afirmativa, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Nosso organismo utiliza diferentes alternativas para captar energia durante a prática de exercício físico e manter a contração muscular, concomitantemente a outras funções fisiológicas que permanecem acontecendo. PORQUE II- Nosso organismo trabalha com “mecanismos de redundância”
I- Nosso organismo utiliza diferentes alternativas para captar energia durante a prática de exercício físico e manter a contração muscular, concomitantemente a outras funções fisiológicas que permanecem acontecendo. II- Nosso organismo trabalha com “mecanismos de redundância” A As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. D A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Assinale a alternativa CORRETA: A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. C As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. D A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A redução da glicemia durante os exercícios mais intensos induz a uma resposta contrarreguladora, promovendo o aumento da glicemia e a manutenção da concentração sanguínea de glicose. O fígado exerce um papel importante no aumento e na manutenção da glicemia, uma vez que esse tecido sofre influência neural e hormonal, estimulando a produção hepática de glicose. A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. C As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. D A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Assinale a alternativa CORRETA: A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. C As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
O ATP é considerado a “moeda energética” do trabalho fisiológico, provém do alimento, que após consumido, é digerido, e a energia dele é extraída e conservada na molécula de ATP que, ao sofrer a hidrólise, libera essa energia para que as reações químicas possam acontecer, como é o caso da contração muscular para a realização de atividades físicas, por exemplo. O ATP é armazenado na célula em grande quantidade, assim, para garantir a continuidade da oferta desse substrato, o organismo tem de equilibrar as taxas de utilização e síntese com a ação dos sistemas de fornecimento de energia, quando entra o mecanismo exclusivamente aeróbico. A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. C As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Sobre as alterações hormonais decorrentes do exercício físico, analise as sentenças a seguir: I- Durante a realização de exercícios mais intensos, ocorre uma maior utilização da glicose, fazendo com que a necessidade de glicose pelo tecido muscular cause, no decorrer do
Durante a realização de exercícios mais intensos, ocorre uma maior utilização da glicose, fazendo com que a necessidade de glicose pelo tecido muscular cause, no decorrer do exercício, uma queda na concentração sanguínea de glicose. O estresse fisiológico induzido pelo exercício físico reflete diretamente na tentativa de manter as concentrações sanguíneas de determinados metabólitos próximas aos valores normais de repouso, principalmente a glicose.
Assinale a alternativa CORRETA: A Somente a sentença I está correta. B As sentenças I e III estão corretas. C As sentenças I e II estão corretas. D As sentenças II e III estão corretas.
I- Durante o exercício físico, há uma redução da insulinemia, podendo ser compensada pela liberação de glicose, principalmente a partir do fígado, processo chamado de glicogenólise. II- Importante destacarmos que, se a glicemia aumenta durante o exercício intenso, a insulinemia diminui decorrente da ação da adrenalina, promovendo o aumento da produção hepática de glicose. Sendo que a redução da insulinemia durante o exercício é diretamente proporcional à intensidade do esforço físico. III- O declínio da insulinemia durante o exercício maximiza a captação de glicose pelos tecidos não ativos, protegendo dessa forma o fornecimento de glicose para o fígado e o tecido muscular ativo. A B C D
Assinale a alternativa CORRETA: A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. C As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. D A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
I- O ATP é considerado a “moeda energética” do trabalho fisiológico, provém do alimento, que após consumido, é digerido, e a energia dele é extraída e conservada na molécula de ATP que, ao sofrer a hidrólise, libera essa energia para que as reações químicas possam acontecer, como é o caso da contração muscular para a realização de atividades físicas, por exemplo. II- O ATP é armazenado na célula em grande quantidade, assim, para garantir a continuidade da oferta desse substrato, o organismo tem de equilibrar as taxas de utilização e síntese com a ação dos sistemas de fornecimento de energia, quando entra o mecanismo exclusivamente aeróbico. A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. C As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Sobre os hormônios contrarregulatórios, assinale a alternativa CORRETA:
A Glucagon, adrenalina, acetilcolina e T3. B Adrenalina, noradrenalina, cortisol e testosterona. C Glucagon, adrenalina, noradrenalina e cortisol. D GH, insulina e FSH.
Acerca das alterações hormonais decorrentes do exercício físico, analise as sentenças a seguir: I- Durante a realização de exercícios mais intensos, ocorre uma maior utilização da glicose, fazendo com que a necessidade de glicose pelo tecido muscular cause, no decorrer do
I- Durante a realização de exercícios mais intensos, ocorre uma maior utilização da glicose, fazendo com que a necessidade de glicose pelo tecido muscular cause, no decorrer do exercício, uma queda na concentração sanguínea de glicose. II- O fígado exerce um papel importante no aumento e na manutenção da glicemia, uma vez que esse tecido sofre influência neural e hormonal, estimulando a produção hepática de glicose. A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. C As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Assinale a alternativa CORRETA: A Somente a sentença I está correta. B As sentenças I e III estão corretas. C As sentenças I e II estão corretas. D As sentenças II e III estão corretas.
I- Durante o exercício físico, há uma redução da insulinemia, podendo ser compensada pela liberação de glicose, principalmente a partir do fígado, processo chamado de glicogenólise. II- Importante destacarmos que, se a glicemia aumenta durante o exercício intenso, a insulinemia diminui decorrente da ação da adrenalina, promovendo o aumento da produção hepática de glicose. Sendo que a redução da insulinemia durante o exercício é diretamente proporcional à intensidade do esforço físico. III- O declínio da insulinemia durante o exercício maximiza a captação de glicose pelos tecidos não ativos, protegendo dessa forma o fornecimento de glicose para o fígado e o tecido muscular ativo. A B C D