Buscar

Assinale a resposta que demonstra a relação entre a escravidão e a Revolta da Chibata. Muitos dos envolvidos acabaram morrendo encarcerados ou fo...

Assinale a resposta que demonstra a relação entre a escravidão e a Revolta da Chibata.


Muitos dos envolvidos acabaram morrendo encarcerados ou foram executados pelas forças oficiais. Um claro resquício da escravidão.
Embora o uso da chibata como castigo na Armada brasileira já houvesse sido abolido em um dos primeiros atos do regime republicano, na prática, os marinheiros, cuja grande maioria era formada por homens negros e mestiços, continuavam a receber as punições. Um claro resquício da escravidão.
Assim que os marinheiros se renderam, Hermes da Fonseca expulsou da Marinha todos os envolvidos e promoveu a prisão de vários deles. Um claro resquício da escravidão.
O presidente Hermes da Fonseca sofreu pressões de vários setores da sociedade para encerrar o mais rápido possível o movimento revoltoso. Um claro resquício da escravidão.
Os revoltosos ameaçaram bombardear capital do país se não tivesse as suas reivindicações a atendidas. Um claro resquício da escravidão.

Essa pergunta também está no material:

Simulado01_História_dos_povos_indígenas
6 pág.

História e Historiografia da Escravidão no Brasil Faculdades Integradas de CacoalFaculdades Integradas de Cacoal

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Revolta da Chibata foi um movimento ocorrido em 1910 na Marinha do Brasil, liderado por marinheiros insatisfeitos com as condições de trabalho e as punições físicas, como o uso da chibata, que ainda eram aplicadas mesmo após a abolição da escravidão. A relação entre a escravidão e a Revolta da Chibata está no fato de que muitos marinheiros negros e mestiços, que compunham a maioria da tripulação, eram tratados de forma semelhante aos escravos, sofrendo punições físicas e condições precárias de trabalho. Portanto, a revolta foi uma manifestação contra essas práticas que remetiam ao período escravocrata.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais