Buscar

2) Na história da fotografia podemos observar movimentos exclusivos do seu campo. É o caso do termo "momento decisivo", que teve como expoente o fo...

2) Na história da fotografia podemos observar movimentos exclusivos do seu campo. É o caso do termo "momento decisivo", que teve como expoente o fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004), e quer dizer que o fotógrafo fixa um momento importante dentro da continuidade da vida. Então, como afirma AZNAR, e GUTIÉRREZ (1993):
"Se concebemos a fotografia como linguagem expressiva, com traços específicos e diferenciados, capaz de gerar seus próprios debates internos, podemos supor que a relação entre a vanguarda e a fotografia não deve se limitar unicamente aos ismos [dadaísmo, surrealismo, etc] que estudam tradicionalmente a História e a Crítica da Arte, já que possivelmente na fotografia ocorreram rupturas sem correlação direta com as artes plásticas. Podia ser o caso, por exemplo, da corrente francesa denominada momento decisivo, da qual não se é falada nos manuais de arte, e que supostamente provocou uma verdadeira convulsão no âmbito fotográfico, ao tratar temas cotidianos, fáceis, sem carga retórica evidente, sendo a nudez da tomada [fotográfica] e seu instante preciso o que conferia novidade." (AZNAR, GUTIÉRREZ, 1993, p. 280, tradução nossa).
Tomando como referência o excerto anterior, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O trecho evidencia a necessidade de encaixar a fotografia nos debates sobre as vanguardas históricas, o que os autores chamam de "ismos".
( ) O excerto mostra que a fotografia deve ser estudada a partir de suas próprias particularidades, já que algumas correntes artísticas só aconteceram no âmbito fotográfico.
( ) Para os autores, a História e a Crítica da Arte são dois campos que abrangem todas as questões envolvendo as artes visuais, inclusive a fotografia.
( ) O momento decisivo é uma corrente não abordada nos manuais de arte em geral, apesar de ter sido relevante para a fotografia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

(V) O trecho evidencia a necessidade de encaixar a fotografia nos debates sobre as vanguardas históricas, o que os autores chamam de "ismos".
(V) O excerto mostra que a fotografia deve ser estudada a partir de suas próprias particularidades, já que algumas correntes artísticas só aconteceram no âmbito fotográfico.
(F) Para os autores, a História e a Crítica da Arte são dois campos que abrangem todas as questões envolvendo as artes visuais, inclusive a fotografia.
(V) O momento decisivo é uma corrente não abordada nos manuais de arte em geral, apesar de ter sido relevante para a fotografia.
a) V – V – F – V.
b) F – F – F – V.
c) F – V – F – V.
d) V – V – F – F.
e) F – V – F – F.

Essa pergunta também está no material:

Av1 - Fotografia Conceitual e Artística
4 pág.

Fotografia Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é a alternativa d) V - V - F - F.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais