Vamos analisar cada uma das cláusulas mencionadas e verificar sua conformidade com o Código de Defesa do Consumidor (CDC):
I. "Estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade."
- Comentário: De acordo com o artigo 51 do CDC, são nulas de pleno direito as cláusulas que estabeleçam obrigações iníquas, abusivas ou que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou que sejam incompatíveis com a boa-fé e a equidade. Portanto, esta cláusula está correta.
II. "Determinem a utilização compulsória de arbitragem."
- Comentário: O CDC prevê que a cláusula que determina a utilização compulsória de arbitragem é considerada nula, pois a arbitragem só pode ser utilizada se as partes concordarem. Portanto, esta cláusula está correta.
III. "Autorizem o fornecedor a modificar unilateralmente o conteúdo ou a qualidade do contrato, após sua celebração."
- Comentário: O CDC estabelece que cláusulas que autorizem o fornecedor a modificar unilateralmente o contrato, sem justificativa adequada e sem a concordância do consumidor, são nulas. Portanto, esta cláusula está correta.
IV. "Infrinjam ou possibilitem a violação de normas ambientais."
- Comentário: Cláusulas que infringem normas ambientais ou possibilitam sua violação são nulas de pleno direito, pois o respeito às normas ambientais é fundamental e inalienável. Portanto, esta cláusula está correta.
V. "Estejam em desacordo com o sistema de proteção ao consumidor."
- Comentário: Cláusulas que estejam em desacordo com o sistema de proteção ao consumidor são nulas, pois o sistema de proteção ao consumidor é considerado um princípio fundamental que não pode ser violado. Portanto, esta cláusula está correta.
Portanto, todas as opções estão corretas.
A opção correta é:
e. Todas estão corretas.