Buscar

20) Os meios de contraste utilizados em RM geralmente são mais seguros do que os MCI em TC.

Eles são baseados em gadolínio, que, apesar de tóxico, é ligado a um quelato, impedindo sua difusão para os tecidos. Porém, há uma contraindicação importante, em que o paciente pode vir a óbito caso seja negligenciada, pois induz a uma condição fatal chamada de Fibrose Sistêmica Nefrogênica. Qual é essa contraindicação? Por que ela ocorre, se a substância do meio de contraste utiliza um quelato ligado ao gadolínio?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A contraindicação importante para o uso de meios de contraste à base de gadolínio em ressonância magnética é a insuficiência renal. Isso ocorre porque o gadolínio é eliminado do corpo pelos rins e, em pacientes com insuficiência renal, o gadolínio pode se acumular no corpo, levando à Fibrose Sistêmica Nefrogênica (FSN), uma condição rara, mas grave, que pode levar à morte. O quelato ligado ao gadolínio ajuda a evitar a difusão do gadolínio nos tecidos, mas não impede completamente a possibilidade de ocorrência da FSN em pacientes com insuficiência renal.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais