Buscar

Os servidores públicos e seus dependentes podem estar amparados tanto pelo regime geral de previdência social (RGPS) quanto por um regime próprio d...

Os servidores públicos e seus dependentes podem estar amparados tanto pelo regime geral de previdência social (RGPS) quanto por um regime próprio de previdência social (RPPS), guardando, estes, entre si, similaridades, como o caráter contributivo e a filiação obrigatória, desde que os regimes próprios estejam instituídos por lei e atendam, ao menos, à concessão de aposentadoria e pensão por morte.​​​​​​​ A partir desta afirmativa, é correto afirmar que: Escolha uma opção: a. O agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, também poderá vincular-se ao regime próprio de previdência social (RPPS). b. A União, os estados, o Distrito Federal e os municípios estão proibidos de instituir regime de previdência complementar para servidores públicos ocupantes de cargo efetivo, pois esta iniciativa é uma faculdade do cidadão em geral, e, se desrespeitada pelos entes federados, ferirá a isonomia. c. Os regimes próprios de previdência social, devido à autonomia legislativa dos entes federados, estão autorizados a conceder benefícios distintos dos previstos no regime geral de previdência social, mesmo sem disposição em contrário da Constituição Federal. d. Devido à autonomia legislativa dos entes federados, não podem ser observados, pelo regime próprio de previdência social, no que couber, os requisitos e os critérios fixados para o regime geral de previdência social. ​​​​​​​ e. Os entes federados instituirão, por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, regime de previdência complementar para servidores públicos ocupantes de cargo efetivo, observado o limite máximo dos benefícios do RGPS para o valor das aposentadorias e das pensões no RPPS.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: O agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, também poderá vincular-se ao regime próprio de previdência social (RPPS).

0
Dislike0
User badge image

Glace Augusta Motta Silva

  • e. Os entes federados instituirão, por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, regime de previdência complementar para servidores públicos ocupantes de cargo efetivo, observado o limite máximo dos benefícios do RGPS para o valor das aposentadorias e das pensões no RPPS.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais