Buscar

Homem de 43 anos queixa-se de cefaleia recorrente e na aferição apresenta pressão arterial sistólica de 150 mmHg e diastólica de 95 mmHg. Em geral,...

Homem de 43 anos queixa-se de cefaleia recorrente e na aferição apresenta pressão arterial sistólica de 150 mmHg e diastólica de 95 mmHg. Em geral, parece uma pessoa saudável. Não fuma, mas é sedentário e bebe algumas doses de whisky com os amigos ao final do dia. A família apresenta histórico de hipertensão, com a morte do pai por infarto do miocárdio aos 55 anos de idade. Nos exames, foi possível constatar um quadro de obesidade moderada, nível de colesterol elevado e o eletrocardiograma revela aumento do ventrículo esquerdo.


Considerando o caso clínico descrito acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.


I. O aumento do ventrículo esquerdo é um sinal frequente em quadros de hipertensão arterial crônica. Um mecanismo compensatório com o propósito de vencer a resistência ao fluxo de sangue nos vasos sanguíneos.


 PORQUE


II. Hiperplasia é o nome dado ao distúrbio da proliferação celular que determina o aumento do número de células, sem contudo, interferir no processo normal de diferenciação. É uma forma de adaptação celular frente à estímulos lesivos. A respeito das asserções, assinale a opção correta:

1-As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

2-As asserções I e II são proposições falsas.

3-As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

4-Asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.

5-A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.


💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 3: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. A asserção I está correta, pois o aumento do ventrículo esquerdo é um sinal frequente em quadros de hipertensão arterial crônica, que é o caso do paciente descrito. O aumento do ventrículo esquerdo é um mecanismo compensatório com o propósito de vencer a resistência ao fluxo de sangue nos vasos sanguíneos. A asserção II também está correta, pois a hiperplasia é o nome dado ao distúrbio da proliferação celular que determina o aumento do número de células, sem contudo, interferir no processo normal de diferenciação. É uma forma de adaptação celular frente à estímulos lesivos. A II é uma justificativa correta da I, pois o aumento do ventrículo esquerdo é uma forma de adaptação do coração frente à hipertensão arterial crônica, que é um estímulo lesivo.

0
Dislike0
User badge image

Karine Fernandes

Número 3
0
Dislike0
User badge image

Matheus Sales

Numero 3

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais