Buscar

13. A figura ao lado ilustra a atenuação de para dois feixes de fótons (1) e (2) considerando a mesma espessura. (a) Qual a relação entre μ1 e μ2? ...

13. A figura ao lado ilustra a atenuação de para dois feixes de fótons (1) e (2) considerando a mesma espessura. (a) Qual a relação entre μ1 e μ2? (b) Sendo que a espessura da chapa é a mesma, o que pode ter provocado este comportamento?

a) μ1 < μ2
b) Para uma mesma espessura de alvo e diferentes coeficientes de atenuação podemos ter diferentes materiais alvo, ou diferentes energias de feixe.

Essa pergunta também está no material:

Lista de Exercícios Efeito fotoelétrico, radiações, Efeito Compton, espalhamento e penetração de radiações
5 pág.

Física Nuclear Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Federal de Minas Gerais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

(a) A relação entre μ1 e μ2 pode ser determinada pela equação de atenuação de Beer-Lambert, que é dada por I = I0e^(-μx), onde I é a intensidade da radiação após a atenuação, I0 é a intensidade inicial da radiação, μ é o coeficiente de atenuação linear do material e x é a espessura do material. Como a espessura é a mesma para ambos os feixes, podemos igualar as equações de atenuação para os dois feixes e obter a relação entre μ1 e μ2: I1 = I0e^(-μ1x) I2 = I0e^(-μ2x) I1/I2 = e^(-μ1x)/e^(-μ2x) = e^[(μ2 - μ1)x] Como I1/I2 é a razão entre as intensidades dos dois feixes após a atenuação, podemos usar a figura fornecida para estimar que I1/I2 é maior que 1. Portanto, e^(μ2 - μ1)x é maior que 1, o que significa que μ2 - μ1 é maior que zero. Portanto, μ1 é menor que μ2. (b) O comportamento observado pode ser explicado pela diferença nos coeficientes de atenuação linear dos materiais que compõem os dois feixes de fótons. Como μ1 é menor que μ2, o feixe de fótons (1) é menos atenuado do que o feixe de fótons (2) ao atravessar a mesma espessura de material. Isso pode ser devido a diferenças na densidade, composição ou energia dos materiais que compõem os dois feixes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais