Buscar

Os fármacos podem ser classificados em específicos e inespecíficos, conforme o seu mecanismo de ação. Em relação a essa classificação, analise as a...

Os fármacos podem ser classificados em específicos e inespecíficos, conforme o seu mecanismo de ação. Em relação a essa classificação, analise as asserções: I - Os fármacos específicos promovem ação por meio de interações químicas com os receptores. II - A maioria dos fármacos existentes é inespecífico. III - Os fármacos inespecíficos não dependem da estrutura química para exercer ação, e sim das características físico-químicas. IV - Fármacos que dependem da estrutura química para exercer atividade biológica apresentam um grupo farmacofórico, ou seja, parte da estrutura química essencial para a ação biológica. Estão corretas:

I - Os fármacos específicos promovem ação por meio de interações químicas com os receptores.
II - A maioria dos fármacos existentes é inespecífico.
III - Os fármacos inespecíficos não dependem da estrutura química para exercer ação, e sim das características físico-químicas.
IV - Fármacos que dependem da estrutura química para exercer atividade biológica apresentam um grupo farmacofórico, ou seja, parte da estrutura química essencial para a ação biológica.
a. II e III
b. II, III e IV
c. I, II, III e IV
d. I, III e IV
e. I e IV

Essa pergunta também está no material:

Química Farmacêutica -  TUDO CERTO
20 pág.

Química Farmacêutica Cruzeiro do Sul VirtualCruzeiro do Sul Virtual

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d" - I, III e IV. Justificativa: - A asserção I está correta, pois os fármacos específicos agem por meio de interações químicas com os receptores. - A asserção II está incorreta, pois a maioria dos fármacos existentes é específica, e não inespecífica. - A asserção III está correta, pois os fármacos inespecíficos não dependem da estrutura química para exercer ação, e sim das características físico-químicas. - A asserção IV está correta, pois os fármacos que dependem da estrutura química para exercer atividade biológica apresentam um grupo farmacofórico, ou seja, parte da estrutura química essencial para a ação biológica. Portanto, as asserções I, III e IV estão corretas, e a alternativa correta é a letra "d".

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais