O COBIT 4.1 é formado por vários componentes inter-relacionados. Nessa inter-relação, os processos de TI são decompostos em atividades-chave executadas por:
Matrizes de responsabilidades. Práticas de controle. Medições de desempenho. Indicadores de desempenho. Procedimentos operacionais.
O COBIT apoia a governança de TI com uma metodologia para garantir que ocorram:
Compartilhamento de visão, ciclo de vida de sistemas, gestão de capital humano, gestão de riscos, mensuração de resultados. Compartilhamento de visão, gestão de capacidade, gestão financeira, gestão de continuidade dos serviços de TI, gestão de disponibilidade. Alinhamento estratégico, entrega de valor, gestão de recursos, gestão de risco, mensuração de desempenho. Gestão de mudanças, gestão de capacidade, gestão financeira, gestão de continuidade dos serviços de TI, gestão de disponibilidade. Alinhamento estratégico, gestão de recursos humanos, gestão de risco, gestão de continuidade do negócio, acompanhamento de desempenho. a) 1 e 2 estão corretas. b) 2 e 4 estão corretas. c) 3 e 5 estão corretas. d) Todas as alternativas estão corretas. e) Nenhuma das alternativas está correta.
Qual é a responsabilidade do processo MEA01 do Domínio Monitorar, Avaliar e Analisar (MEA):
Avaliar continuamente o ambiente de controle da organização incluindo autoavaliações e análises de avaliações independentes. Monitorar, avaliar e analisar se os resultados da área de TI são ou não satisfatórios. Coletar, validar e avaliar os objetivos e métricas do processo de negócios e de TI da organização. Avaliar se os processos de TI e de negócios suportados pela TI estão em conformidade com as leis, regulamentos e exigências contratuais. Monitorar o ambiente de TI e avaliar se os resultados financeiros da organização estão de acordo com as expectativas da diretoria executiva.
Qual é a resposta correta para a seguinte pergunta: 'Quais são as ações necessárias para garantir a efetividade dos controles internos?'
Monitorar controles internos e realizar autoavaliação de controles. Definir metas de desempenho e conformidade. Otimizar resposta a requisitos externos e definir critérios de monitoramento e fiscalização.
O mapeamento entre o objetivo de TI e os processos do COBIT 5 está corretamente expresso em:
P - P - P - P P - S - S - P S - S - P- S P - P - S - S P - S - P - P
Na busca pela realização de uma boa Governança de TI, as organizações se apoiam em ferramentas que norteiam as ações para a obtenção de resultados na melhoria dos processos de tecnologia, bem como na adequação de uma infraestrutura tecnológica que dê sustentabilidade aos objetivos de negócio da organização. O mercado oferece uma série de ferramentas para auxiliar na construção da Governança de TI, sendo que entre elas destaca-se o COBIT. Quanto aos objetivos relacionados a TI na Cascata de Objetivos do COBIT 5, são objetivos organizados em cascata:
Os cascateados diretamente a partir das necessidades das partes interessadas. Aqueles desdobrados diretamente a partir das Metas do Facilitador. Usar os balanced scorecards de TI. Aqueles definidos por uma área específica. Os desdobrados diretamente a partir dos direcionadores das partes interessadas.
O COBIT é um guia de boas práticas para gestão de TI cujo modelo possui o formato de um cubo que representa como seus componentes se inter-relacionam. Em cada uma das três dimensões do cubo estão os componentes de requisitos de negócio, processos de TI e recursos de TI. Assinale a alternativa que apresenta um componente de cada uma dessas dimensões descritas.
a) Infraestrutura, pessoas, atividades. b) Processos, atividades, domínios. c) Integridade, confidencialidade, domínios. d) Eficiência, efetividade, conformidade. e) Disponibilidade, atividades, aplicações.