Buscar

Durante uma aula de Farmacologia, o professor apresentou o estudo multicêntrico VALUE, onde 527 pacientes de alto risco cardiovascular receberam tr...

Durante uma aula de Farmacologia, o professor apresentou o estudo multicêntrico VALUE, onde 527 pacientes de alto risco cardiovascular receberam tratamentos anti-hipertensivos baseados no uso de anlodipino. O desfecho cardíaco primário combinado ao fim de quatro anos demonstrou menos casos de Acidente Vascular Encefálico e Infarto Agudo do Miocárdio não fatal com pacientes que receberam anlodipino. Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A ação vasodilatadora (mais arterial que venosa), da droga utilizada, promove a transudação capilar, que pode levar ao surgimento de angioedema, que costuma ser o efeito colateral mais registrado. Porque II. O bloqueio dos canais de cálcio na membrana das células musculares lisas das arteríolas, reduz a disponibilidade de cálcio no interior das células dificultando a contração muscular e, consequentemente, levando a uma vasodilatação.

I. A ação vasodilatadora (mais arterial que venosa), da droga utilizada, promove a transudação capilar, que pode levar ao surgimento de angioedema, que costuma ser o efeito colateral mais registrado.
II. O bloqueio dos canais de cálcio na membrana das células musculares lisas das arteríolas, reduz a disponibilidade de cálcio no interior das células dificultando a contração muscular e, consequentemente, levando a uma vasodilatação.
(alternativa B) (CORRETA)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa pergunta também está no material:

Devolutiva caderno 1 integradora 3 periodo-2022.1
73 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados II Faculdades Integradas Padrão - GuanambiFaculdades Integradas Padrão - Guanambi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. A asserção I está correta, pois o anlodipino é um bloqueador dos canais de cálcio que age preferencialmente nas arteríolas, promovendo vasodilatação arterial e reduzindo a resistência vascular periférica. No entanto, a vasodilatação venosa não é significativa. A asserção II também está correta, pois o bloqueio dos canais de cálcio na membrana das células musculares lisas das arteríolas reduz a disponibilidade de cálcio no interior das células, dificultando a contração muscular e, consequentemente, levando a uma vasodilatação. A II é uma justificativa correta da I, pois a vasodilatação arterial promovida pelo anlodipino pode levar à transudação capilar, que é um dos mecanismos que podem levar ao surgimento de angioedema, que é um efeito colateral registrado com certa frequência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais