Buscar

Sobre a aplicação do Princípio da Vedação da Tributação com Efeito de Confisco às multas tributárias, analise a seguinte situação: A Receita Federa...

Sobre a aplicação do Princípio da Vedação da Tributação com Efeito de Confisco às multas tributárias, analise a seguinte situação: A Receita Federal do Brasil autuou a empresa Gama Ltda. pela prática de sonegação fiscal. A multa punitiva foi de 150% sobre o valor dos tributos sonegados e a multa moratória foi de 25% sobre o valor dos tributos não recolhidos na data do vencimento. Qual é a afirmação correta?


A) Somente a multa punitiva afrontou o Princípio da Vedação da Tributação com Efeito de Confisco.
B) Somente a multa moratória afrontou o Princípio da Vedação da Tributação com Efeito de Confisco.
C) As duas multas afrontaram o Princípio da Vedação da Tributação com Efeito de Confisco.
D) As multas tributárias não se submetem ao Princípio da Vedação da Tributação com Efeito de Confisco, que é aplicável somente aos tributos.

Essa pergunta também está no material:

CADERNO DE QUESTÕES E COMENTÁRIOS - IV Simulado para o Exame 37
88 pág.

Oab 1° Fase Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação correta é a alternativa C) As duas multas afrontaram o Princípio da Vedação da Tributação com Efeito de Confisco. Tanto a multa punitiva de 150% sobre o valor dos tributos sonegados quanto a multa moratória de 25% sobre o valor dos tributos não recolhidos na data do vencimento excedem o limite estabelecido pelo Princípio da Vedação da Tributação com Efeito de Confisco, que visa evitar que as multas tributárias sejam excessivamente onerosas ou confiscatórias.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais