Buscar

Nas palavras do próprio barão de Montesquieu: “quando, na mesma pessoa ou no mesmo corpo de magistratura, o poder legislativo está reunido ao poder...

Nas palavras do próprio barão de Montesquieu: “quando, na mesma pessoa ou no mesmo corpo de magistratura, o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade; porque se pode temer que o mesmo monarca ou o mesmo senado crie leis tirânicas para executá-las tiranicamente. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Se estivesse unido ao poder legislativo, o poder sobre a vida e a liberdade dos cidadãos seria arbitrário, pois o juiz seria legislador. Se estivesse unido ao poder executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor”. “Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as querelas dos particulares”. Mas cuidado, não foi ele quem primeiro esboçou essa ideia... ARISTÓTELES + Poder Executivo = atribuições casuísticas. + Poder Judiciário = administração da Justiça. + Poder DELIBERATIVO = assembleia que delibera os negócios estatais. JOHN LOCKE + Poder Legislativo = elaboração de leis, disciplinando o uso da força civil. + Poder Executivo = aplicação da lei nas esferas judicial e administrativa. + Poder FEDERATIVO = relacionamento com os demais Estados. MONTESQUIEU + Poder Legislativo = legisla (cria normas abstratas e gerais). + Poder Executivo = executa as leis, administrando. + Poder Judiciário = exerce a jurisdição, julgando conforme as leis. Qual alternativa abaixo apresenta a resposta correta?


a) HUmmm, NÃO! Embora Montesquieu receba, hodiernamente, boa parte dos méritos (se não todos eles) de criação da teoria, não é verdade que a tenha desenvolvido de maneira plenamente original: Aristóteles, Cícero e Locke já haviam tratado dessa divisão.
b) Não bem isso. “A separação e a divisão dos poderes foram concebidas como fórmulas práticas de obter a limitação efetiva do Poder político e a garantia dos direitos individuais”.
c) Seria a perdição: “Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes”.
d) EXATO! “Quando, na mesma pessoa ou no mesmo corpo de magistratura, o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade; porque se pode temer que o mesmo monarca ou o mesmo senado crie leis tirânicas para executá-las tiranicamente”.

Essa pergunta também está no material:

CADERNO DE QUESTOES E COMENTARIOS - I SIMULADO PARA EXAME 37
97 pág.

Oab 1° Fase Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) "EXATO! 'Quando, na mesma pessoa ou no mesmo corpo de magistratura, o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade; porque se pode temer que o mesmo monarca ou o mesmo senado crie leis tirânicas para executá-las tiranicamente'". Essa afirmação reflete a ideia de Montesquieu sobre a importância da separação dos poderes para garantir a liberdade e evitar abusos de poder.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais