Buscar

” há notícias de extinção da Caixa de Assistência dos Advogados. Alguns juristas questionam a destinação do patrimônio do órgão. Questionamento: O ...

” há notícias de extinção da Caixa de Assistência dos Advogados. Alguns juristas questionam a destinação do patrimônio do órgão. Questionamento: O que acontece com o patrimônio da Caixa de Assistência dos Advogados em caso de extinção? Nos termos do Art. 62, do EAOAB, a Caixa de Assistência dos Advogados, com personalidade jurídica própria, destina-se a prestar assistência aos inscritos no Conselho Seccional a que se vincule. Neste sentido, conforme preceituado no parágrafo sexto do supracitado artigo, em caso de extinção ou desativação da Caixa, seu patrimônio se incorpora ao do Conselho Seccional respectivo. Logo, no caso em tela, o patrimônio se incorporará ao do Conselho Seccional respectivo. Letra A (item árvore: 13.1) CORRETA É a previsão do art. 62, §6º do EAOAB! Letra B (item árvore: 13.1) INCORRETA Na verdade, em caso de extinção da Caixa, o seu patrimônio incorporará ao do Conselho Seccional respectivo (art. 62, §6º do EAOAB). Letra C (item árvore: 13.1) INCORRETA Assistência dos Advogados, onde se deu a vaga. § 4º Na Subseção onde houver conselho, este escolhe o substituto.” Assim, compete à Diretoria do Conselho Seccional respectivo declarar extinto o mandato, quando tratar-se de morte do Conselheiro, como se observa no caso em tela. Letra A (item árvore: 13.1) INCORRETA Na verdade, compete à Diretoria do Conselho Seccional respectivo (art. 54, §1º do RGEAOAB). Letra B (item árvore: 13.1) CORRETA �ão ou da Caixa de Assistência declarar extinto o mandato, ocorrendo uma das hipóteses previstas no art. 66 do Estatuto, encaminhando ofício ao Presidente do Conselho Seccional. Assim, a alternativa “B” é a correta e gabarito da questão.

Filosofia do Direito
Jean Vilbert
Questão 09.
Cada homem possui uma habilidade natural (Platão).
Sobre o pensamento Platônico, é CORRETO afirmar:
a) A versatilidade, um mesmo homem exercendo várias profissões, não é boa para a sociedade.
b) Feliz é a sociedade em que cada homem possui diversas habilidades naturais e um mesmo homem pode exercer várias profissões.
c) O governante que designa profissões aos súditos estaria ferindo de morte a liberdade individual, princípio máximo da vida comum.
d) É melhor que cada homem seja autossuficiente e produza tudo aquilo que precisa para viver.
Comentário Longo
Platão, seguindo em boa medida o que ensinava seu mestre (Sócrates), entendia que o objetivo das pessoas deveria ser ter uma vida digna (eudaimonia). O problema é que as pessoas nem sempre sabem o que é bom. Há, porém, um modo de resolver essa balbúrdia (moral) e guiar o povo para a boa vida; existem alguns sujeitos que entendem o real significado de viver bem: os filósofos e, por isso, eles é que devem governar, inclusive garantindo que cada pessoa exerça a profissão que lhe cabe: a sociedade obtém os melhores resultados quando os indivíduos exercem suas aptidões (cada um no seu quadrado). Feche os olhos e idealize que em vez de estar jogando bola, Neymar Jr. estivesse lavando carros na lava-rápido ali da esquina. Platão consideraria isso completamente injusto: TODOS perderíamos a oportunidade de ver dribles desconcertantes e golaços. O fato de Neymar estar alocando onde ele oferece mais para a sociedade (dentro de um campo de futebol), segundo Platão, é a justiça no caso concreto.
a) EXATO! Para Platão cada pessoa tem sua natural habilidade. Uns nasceram para serem guerreiros, outros para serem carpinteiros, outros para serem governantes. Se um homem tentar ser mais de uma coisa, atrapalhará não apenas os demais como a sociedade como um todo!
b) Nops! Não tem essa de um homem ter várias habilidades naturais. A sociedade em que se mete na profissão do outro seria o caos!
c) Negativo. Platão não tinha essa estima toda pela liberdade para colocá-la como princípio máximo. E para garantir o bem comum, se fosse o caso, cabia sim ao governante assinalara profissões aos súditos.
d) Claro que NÃO! É

O que acontece com o patrimônio da Caixa de Assistência dos Advogados em caso de extinção?
Sobre o pensamento Platônico, é CORRETO afirmar:
a) A versatilidade, um mesmo homem exercendo várias profissões, não é boa para a sociedade.
b) Feliz é a sociedade em que cada homem possui diversas habilidades naturais e um mesmo homem pode exercer várias profissões.
c) O governante que designa profissões aos súditos estaria ferindo de morte a liberdade individual, princípio máximo da vida comum.
d) É melhor que cada homem seja autossuficiente e produza tudo aquilo que precisa para viver.

Essa pergunta também está no material:

CADERNO DE QUESTÕES E COMENTÁRIOS - II Simulado para o Exame 37
94 pág.

Oab 1° Fase Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas sua pergunta está confusa. Parece haver uma mistura de informações sobre a extinção da Caixa de Assistência dos Advogados e uma questão sobre o pensamento platônico. Por favor, reformule sua pergunta de forma clara e objetiva para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais