Buscar

Breno constituiu, como mandatário, seu primo Pedro, de 16 anos de idade, a fim de que ele realizasse à venda de um automóvel. O automóvel foi vendi...

Breno constituiu, como mandatário, seu primo Pedro, de 16 anos de idade, a fim de que ele realizasse à venda de um automóvel. O automóvel foi vendido para Júlio. Sobre o contrato de mandato, é correto afirmar que:

O mandato é contrato consensual, não solene, pois, embora a lei determine que a procuração é o instrumento do mandato, é possível o mandato tácito e o verbal, como se vê no art. 656.
O menor relativamente incapaz (maior de 16 e menor de 18 anos, não emancipado) pode ser mandatário, conforme o art. 666 do Código Civil.
O mandante não tem ação contra o mandatário relativamente incapaz senão de conformidade com as regras gerais, aplicáveis às obrigações contraídas por menores.
A) O mandato apenas é válido se o negócio tiver sido realizado acompanhado de assistente, por ser Pedro relativamente incapaz.
B) O relativamente incapaz, pode ser mandatário, razão pela qual o negócio por ele realizado na condição de mandatário é plenamente válido.
C) O negócio jurídico realizado por Pedro é nulo, devido a sua incapacidade absoluta.
D) O negócio jurídico realizado por Pedro é anulável devido a sua incapacidade relativa.

Essa pergunta também está no material:

CADERNO DE QUESTÕES E COMENTÁRIOS - II Simulado para o Exame 37
94 pág.

Oab 1° Fase Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) O relativamente incapaz, pode ser mandatário, razão pela qual o negócio por ele realizado na condição de mandatário é plenamente válido. O mandato é um contrato em que uma pessoa (mandante) confere poderes a outra (mandatário) para que esta pratique atos em seu nome. O mandato pode ser expresso ou tácito, e não exige forma especial, podendo ser verbal ou escrito. O Código Civil prevê que o mandato pode ser conferido a qualquer pessoa capaz de exercer os atos da vida civil (art. 653). No caso em questão, Pedro é relativamente incapaz, mas isso não o impede de ser mandatário, conforme previsto no art. 666 do Código Civil. Assim, o negócio realizado por Pedro na condição de mandatário é plenamente válido, não sendo necessária a presença de assistente. A letra A está incorreta. Por outro lado, o mandante não tem ação contra o mandatário relativamente incapaz senão de conformidade com as regras gerais, aplicáveis às obrigações contraídas por menores. Isso significa que, se Pedro não cumprir com suas obrigações como mandatário, o mandante só poderá exigir a reparação dos danos causados se comprovar que Pedro agiu com culpa ou dolo. A letra C está incorreta. Por fim, o negócio jurídico realizado por Pedro é anulável devido a sua incapacidade relativa, conforme previsto no art. 171, I, do Código Civil. Isso significa que, se Pedro não tiver assistência ou autorização dos pais ou responsáveis, o negócio poderá ser anulado. A letra D está incorreta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais