Buscar

A Bernardes e Moura (2009) procuraram investigar as condições e as circunstâncias necessárias para que o ensino possa se constituir como instrument...

A Bernardes e Moura (2009) procuraram investigar as condições e as circunstâncias necessárias para que o ensino possa se constituir como instrumento possibilitador da transformação dos indivíduos, assim como da sociedade, a partir da superação do processo de alienação historicamente instituído nesta mesma sociedade e, em particular, no sistema educacional vigente. Para alcançar seu fim, os autores citados realizaram pesquisa de cunho experimental com alunos da 3.ª série (4.º ano) do Ensino Fundamental, na qual analisaram qualitativamente a organização do ensino e fundamentaram sua análise e interpretação dos dados no materialismo histórico-dialético, na psicologia histórico-cultural e na teoria da atividade. Leia as afirmativas a seguir:

I- A partir dos pressupostos do materialismo histórico-dialético, a intenção pode ser a de buscar compreender e explicitar como as relações entre ensino e aprendizagem podem promover a transformação das funções psíquicas superiores dos estudantes.
II- É possível analisar as possibilidades reais da construção do devir (vir a ser, tornar-se, transformar-se) na formação dos indivíduos a partir da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade na pesquisa mencionada.
III- A teoria da atividade só fará sentido se desconsiderarmos que quem elabora os conceitos é o sujeito da atividade. Nesse foco, ela foi inserida na pesquisa por conta de seus procedimentos de ordem metodológica.
IV- Só é possível analisar as possibilidades reais da construção do devir na formação dos alunos a partir do materialismo histórico-dialético que tem a intencionalidade de ser um método de pesquisa prática e de coleta de dados.
c. III e IV.

Essa pergunta também está no material:

DIDÁTICA FUNDAMENTAL - QUESTIONÁRIO II - UNIP
5 pág.

Didática Fundamental Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) III e IV. A afirmativa I está correta, pois a partir dos pressupostos do materialismo histórico-dialético, é possível buscar compreender como as relações entre ensino e aprendizagem podem promover a transformação das funções psíquicas superiores dos estudantes. A afirmativa II também está correta, pois é possível analisar as possibilidades reais da construção do devir na formação dos indivíduos a partir da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade na pesquisa mencionada. A afirmativa III está incorreta, pois a teoria da atividade considera que quem elabora os conceitos é o sujeito da atividade. Ela foi inserida na pesquisa por conta de seus procedimentos de ordem metodológica. A afirmativa IV está correta, pois só é possível analisar as possibilidades reais da construção do devir na formação dos alunos a partir do materialismo histórico-dialético que tem a intencionalidade de ser um método de pesquisa prática e de coleta de dados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais