Buscar

Apenas Altiva e Rommel foram injustamente eliminados do certame. Conforme entendimento do STJ: “A exclusão do candidato, que concorre à vaga reserv...

Apenas Altiva e Rommel foram injustamente eliminados do certame. Conforme entendimento do STJ: “A exclusão do candidato, que concorre à vaga reservada em concurso público, pelo critério da heteroidentificação, seja pela constatação de fraude, seja pela aferição do fenótipo ou por qualquer outro fundamento, exige o franqueamento do contraditório e da ampla defesa”. Logo, Altiva só poderia ter sido eliminada do concurso público por não se enquadrar na cota para negros se lhe tiver sido oportunizado contraditório e ampla defesa. Quanto ao candidato que possui tatuagem, o STF dispõe: “Editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais em razão de conteúdo que viole valores constitucionais”. Portanto, Adolfo poderá ser eliminado do concurso, pois o conteúdo de sua tatuagem (um símbolo de suástica) vai contra os valores defendidos pela Constituição Federal. Já no caso de candidato que responde a inquérito policial, o STF fixou o seguinte entendimento: “Sem previsão constitucionalmente adequada e instituída por lei, não é legítima a cláusula de edital de concurso público que restrinja a participação de candidato pelo simples fato de responder a inquérito ou a ação penal.” Logo, Rommel não poderá ser eliminado do certame apenas por responder a inquérito policial, pois sem o necessário trânsito em julgado da condenação, haveria violação do princípio constitucional da presunção de inocência.

Apenas Altiva e Rommel foram injustamente eliminados do certame.
Conforme entendimento do STJ, a exclusão do candidato que concorre à vaga reservada em concurso público, pelo critério da heteroidentificação, exige o franqueamento do contraditório e da ampla defesa.
Altiva só poderia ter sido eliminada do concurso público por não se enquadrar na cota para negros se lhe tiver sido oportunizado contraditório e ampla defesa.
Editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais em razão de conteúdo que viole valores constitucionais.
Rommel não poderá ser eliminado do certame apenas por responder a inquérito policial, pois sem o necessário trânsito em julgado da condenação, haveria violação do princípio constitucional da presunção de inocência.
A) Todas as afirmativas estão corretas.
B) Apenas as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.
C) Apenas as afirmativas 1, 3 e 5 estão corretas.
D) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

CADERNO DE QUESTÕES E COMENTÁRIOS - II Simulado para o Exame 37
94 pág.

Oab 1° Fase Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa C) Apenas as afirmativas 1, 3 e 5 estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais