Buscar

Questão 53. Cássio propôs ação de cobrança em face de Daniel em decorrência de descumprimento contratual. Cássio, muito descuidado, deixou o proces...

Questão 53. Cássio propôs ação de cobrança em face de Daniel em decorrência de descumprimento contratual. Cássio, muito descuidado, deixou o processo inerte por longo período, o que levou à sua extinção por abandono da causa. Cássio interpôs novamente a mesma ação e, da mesma forma, ocorreu o abandono da causa. Posteriormente, Daniel propôs uma ação própria, alegando o descumprimento do mesmo contrato por parte da Cássio, dessa vez. Em sua contestação, Cássio reconheceu o fato, mas alegou a possibilidade de compensação do débito, considerando o valor devido por Daniel em razão do descumprimento anterior. Daniel, em réplica, alegou que o direito de compensação não pode ser reconhecido em juízo pois se deu a perempção do direito. Sobre essa situação, assinale a alternativa correta:


a) Ocorreu a perempção da ação de Cássio e, por isso, não é viável a alegação do direito em sede de defesa.
b) Ocorreu a perempção da ação de Cássio, no entanto, é viável a alegação do direito em sede de defesa.
c) Não ocorreu a perempção da ação de Cássio e, ainda que houvesse perempção, isso não impediria a alegação do direito em sede de defesa.
d) Não ocorreu a perempção da ação de Cássio, no entanto, se houvesse perempção, isso impediria a alegação de compensação, pois é inviável a alegação do direito correspondente em sede de defesa.

Essa pergunta também está no material:

CADERNO DE QUESTÕES E COMENTÁRIOS - II Simulado para o Exame 37
94 pág.

Oab 1° Fase Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Ocorreu a perempção da ação de Cássio, no entanto, é viável a alegação do direito em sede de defesa. A perempção ocorre quando o autor deixa de promover o andamento do processo por mais de 30 dias, sem justificativa. No caso em questão, Cássio deixou o processo inerte por longo período, o que levou à sua extinção por abandono da causa. No entanto, a perempção da ação de Cássio não impede que ele alegue o direito de compensação em sede de defesa, pois a perempção só impede que o autor proponha novamente a mesma ação.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais