Buscar

Xisto e Mévio praticaram um crime de calúnia, dolosamente, em concurso de agentes (co-autoria) contra Tício. Posteriormente, Xisto retrata-se peran...

Xisto e Mévio praticaram um crime de calúnia, dolosamente, em concurso de agentes (co-autoria) contra Tício. Posteriormente, Xisto retrata-se perante Tício, o qual o juiz entende ser cabal. Neste caso hipotético, pode-se afirmar:


A) A extinção da punibilidade ocorrerá tanto para Xisto, como para Mévio já que praticaram o crime juntos, em co-autoria.
B) A extinção da punibilidade para Xisto ocorrerá somente se Tício o perdoar.
C) A extinção da punibilidade ocorrerá somente para Xisto independente da manifestação de Tício.
D) Não importa se os agentes se retratarem ou não, pois trata-se de uma causa de extinção (retratação) prevista em lei e, portanto, o legislador confere ao julgador se é ou não o caso de se aplicar o benefício.
E) Xisto será condenado e considerado criminoso, independentemente de se retratar, pois a calúnia dolosa não é prevista em lei como possível de se aplicar o benefício. Somente se fosse culposa.

Essa pergunta também está no material:

EXTINÇÃO PUNABILIDADE
21 pág.

Direito Penal e Execução Penal Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) A extinção da punibilidade ocorrerá somente para Xisto independente da manifestação de Tício. A retratação do agente que praticou o crime de calúnia é uma causa de extinção da punibilidade prevista em lei, conforme o artigo 143 do Código Penal. No caso em questão, a retratação de Xisto é cabal, ou seja, é completa e verdadeira, o que faz com que a punibilidade dele seja extinta. No entanto, a retratação de Xisto não afeta a punibilidade de Mévio, pois a coautoria não permite que um agente se beneficie da retratação do outro. Portanto, a extinção da punibilidade ocorrerá somente para Xisto, independente da manifestação de Tício.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais