Logo Passei Direto
Buscar

Literatura Infantil

Colégio Objetivo
4Desde a Grécia antiga, o único espaço em que convergiu o pensamento lúcido e racional do adulto e o pensamento lúdico e espontâneo da criança foi por meio da obra de arte. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:


A) Essa convergência foi possível porque na obra de arte vinculam-se formas de compreensão da realidade universal, as quais são absolutamente verdadeiras.
B) Essa convergência foi possível porque a obra de arte se baseia na especulação da realidade filosófica, espaço encarregado de transmitir a herança cultural.
C) Essa convergência foi possível porque da obra de arte emergem pontos de vista semelhantes aos das crianças, quando nomeiam e inventam a sua realidade.
D) Essa convergência foi possível porque a obra de arte transmite um conhecimento que se pauta somente no pensamento racional do adulto.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C) Essa convergência foi possível porque da obra de arte emergem pontos de vista semelhantes aos das crianças, quando nomeiam e inventam a sua realidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

5Observe a frase que segue: "Quando guri, eu tinha de me calar à mesa; só as pessoas grandes falavam" (QUINTANA, 1979, p. 28). A frase desencadeia reflexões acerca da maturidade e a infância, bem como o tratamento que a criança recebia em outras épocas. Para muitos, essa discussão é pertinente porque influenciou sobremaneira a literatura infantojuvenil. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:


A) Não havia parâmetro esta
B) A literatura infantojuvenil é influenciada pela relação assimétrica entre a criança e o adulto, que se reflete no tratamento que a criança recebia em outras épocas.
C) A literatura infantojuvenil é influenciada pela relação simétrica entre a criança e o adulto, que se reflete no tratamento que a criança recebia em outras épocas.
D) A literatura infantojuvenil é influenciada pela relação assimétrica entre a criança e o adulto, que se reflete no tratamento que a criança recebe atualmente.

No texto sobre a concepção de infância, qual das alternativas abaixo melhor representa a ideia central do texto?

A - A frase sugere que a criança era vista como um modelo para os adultos.
B - A frase sugere a concepção de infância e o modo como os adultos tratavam uma criança.
C - A frase faz menção à infância de modo geral, porque era a criança a se impor, não havia hierarquia.
D - A criança daquele tempo deveria se manter calada apenas na mesa, lugar de respeito.
a) A
b) B
c) C
d) D

No que se refere às manifestações literárias, escritas e orais, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa CORRETA:

I- O registro oral possibilita à cultura popular se firmar também como texto escrito, fortalecendo sua identidade.
II- As narrativas escritas, especialmente as da literatura popular ou dos textos ditos regionais, são carregadas pelas marcas da oralidade.
III- Os elementos temáticos dos textos orais comumente tratam da condição humana, se integram à identidade cultural e disseminam a memória popular.
IV- Os textos literários advindos da oralidade, por transgredirem 'a norma culta', com expressões ou falas pautadas na cultura e tradição do seu falante, carecem da especificidade literária.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Sobre a convergência entre o pensamento lúcido e racional do adulto e o pensamento lúdico e espontâneo da criança na obra de arte, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Da obra de arte se estabelecem pontos de vista semelhantes aos das crianças quando nomeiam e inventam a sua realidade.
( ) É na aparência das coisas, ou seja, na obra de arte, que surge um saber equivocado da realidade.
( ) O processo adequado de aquisição do conhecimento é pautado somente pelo pensamento irracional.
( ) A obra de arte contribui para a compreensão do mundo, pois dela emergem sentimentos, emoções e experiências lúdicas.
a) V - F - F - V.
b) V - V - V - V.
c) F - F - V - F.
d) F - F - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina