Logo Passei Direto
Buscar

Ensino de Português

Colégio Objetivo
Considerando que as relações coesivas ocorrem por meio de três tipos de nexos, analise as afirmativas: I) A relação de reiteração é obtida por meio da repetição e da substituição. II) A relação de associação é obtida pela seleção lexical. III) A relação de conexão é obtida pelo estabelecimento de relações sintático-semânticas. É correto o que se afirma em:

I) A relação de reiteração é obtida por meio da repetição e da substituição.
II) A relação de associação é obtida pela seleção lexical.
III) A relação de conexão é obtida pelo estabelecimento de relações sintático-semânticas.
A) apenas I.
B) apenas I e III.
C) apenas II.
D) apenas III.
E) I, II e III.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa B) apenas I e III. A relação de reiteração é obtida por meio da repetição e da substituição, enquanto a relação de conexão é obtida pelo estabelecimento de relações sintático-semânticas. A relação de associação, por sua vez, é obtida pela seleção lexical.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

podemos escrever bem sobre um determinado assunto se o conhecemos a fundo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A) V – V – V – F
B) V – V – F – V
C) F – F – F – V
D) F – F – V – F
E) V – F – V – F

No exemplo acima, entre parênteses, temos um dos recursos de repetição. Assinale a alternativa que o denomina corretamente:


A) paralelismo
B) substituição
C) caracterização
D) paráfrase
E) associação

Embora existam listas de conjunções com suas respectivas classificações, é importante destacar que mais do que decorar tais listas, é fundamental perceber as relações de sentido que os conectores estabelecem entre as partes do texto. A conjunção 'e', por exemplo, normalmente é classificada como 'conjunção aditiva', porém em determinados contextos, adquire matizes semânticos de conclusão, consequência, contraste, concessão, conclusão etc. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a relação semântica que o 'e' expressa nas orações I e II:


A) Contraste e concessão
B) Contraste e conclusão
C) Adição e contraste
D) Conclusão e concessão
E) Consequência e conclusão

Com base nesse exemplo, analise as afirmativas a seguir: I) O termo destacado é um exemplo de marcador discursivo continuador. II) Uma das finalidades desse tipo de marcador é manter a interação entre o falante e o ouvinte. III) Esse marcador tem como finalidade modular a tensão própria da pergunta. IV) Uma das funções desse marcador é dar ênfase para certas partes do texto. É correto o que se afirma em:

I) O termo destacado é um exemplo de marcador discursivo continuador.
II) Uma das finalidades desse tipo de marcador é manter a interação entre o falante e o ouvinte.
III) Esse marcador tem como finalidade modular a tensão própria da pergunta.
IV) Uma das funções desse marcador é dar ênfase para certas partes do texto.
A) apenas III e IV
B) apenas I e II
C) apenas II e III
D) apenas I, II e IV
E) I, II, III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina