Buscar

Disserte sobre os diferentes tipos de fibras musculares. *As fibras oxidativas lentas são pequenas em diâmetro, tem uma coloração vermelho escuro ...

Disserte sobre os diferentes tipos de fibras musculares.

*As fibras oxidativas lentas são pequenas em diâmetro, tem uma coloração vermelho escuro pela grande quantidade de mioglobina. Possuem grandes quantidades de mitocôndrias e tem produção elevada de adenosina trifosfato (ATP).
*As fibras oxidativo-glicoliticas rápidas são consideradas intermediárias por conta do seu tamanho. Possuem características semelhantes das fibras oxidativas lentas, mas são mais resistentes à fadiga e contraem e relaxam rapidamente.
*As fibras glicolíticas rápidas são as maiores no diâmetro em relação às outras e também são chamadas de fibras brancas. Estas fibras possuem poucas mitocôndrias, grande quantidade de glicogênio e fadigam rapidamente.

Essa pergunta também está no material:

prova
1 pág.

Nutrição e Técnica Dietética

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Existem três tipos principais de fibras musculares: as fibras oxidativas lentas, as fibras oxidativo-glicolíticas rápidas e as fibras glicolíticas rápidas. As fibras oxidativas lentas são caracterizadas por serem pequenas em diâmetro e possuírem uma coloração vermelho escuro devido à grande quantidade de mioglobina. Elas possuem um alto número de mitocôndrias, o que resulta em uma produção elevada de adenosina trifosfato (ATP). Essas fibras são altamente resistentes à fadiga e são responsáveis por atividades de baixa intensidade e longa duração, como a corrida de maratona. As fibras oxidativo-glicolíticas rápidas são consideradas intermediárias em relação ao tamanho. Elas compartilham características das fibras oxidativas lentas, como a presença de mitocôndrias e a capacidade de produzir ATP através da oxidação de gorduras e carboidratos. No entanto, essas fibras são mais resistentes à fadiga e têm uma contração e relaxamento mais rápidos. Elas são recrutadas em atividades de intensidade moderada, como corridas de média distância. Por fim, as fibras glicolíticas rápidas são as maiores em diâmetro em comparação com as outras fibras e também são conhecidas como fibras brancas. Elas possuem poucas mitocôndrias e uma grande quantidade de glicogênio, o que lhes permite gerar energia rapidamente através da via glicolítica. No entanto, essas fibras fadigam rapidamente e são recrutadas em atividades de alta intensidade e curta duração, como sprints e levantamento de peso. É importante ressaltar que a proporção de cada tipo de fibra muscular varia de pessoa para pessoa e pode ser influenciada pelo treinamento físico específico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais