Buscar

Técnic e Dietética Básicca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE UNINASSAU
CURSO NUTRIÇÃO
DISCIPLINA TÉCNICA E DIETÉTICA BÁSICA
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR NAYRA PAES DE MOURA
NOME DO TUTOR JUSSARA MARIA DOS SANTOS PESSOA
NOME DO ALUNO 
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
Técnica e dietética apoia-se diretamente nas ciência exatas, estudando operações alimentícias após adequada seleção e modificação a qual os alimentos foram submetidos durante os processos culinários e preparos ao consumo. Outros aspectos importantes vistos são a importância dietética, digestiva, nutritiva, higiênica, sensorial, operacional e econômica. 
Para o nutricionista, o alimento é o foco do seu trabalho e a partir dele, tem objetivo de prevenir, promover, recuperar e manter a saúde visando uma melhor qualidade de vida. Para obter resultado uniforme no preparo de uma receita, isto é, após o preparo obter sempre a mesma textura, consistência e sabor, é necessário se atentar a importância do peso, medida, fôrma, temperatura e tempo de preparo, qualidade e quantidade dos ingredientes, ao qual os alimentos estão sendo submetidos. A importância que cada ingrediente seja medido com precisão requer o uso de instrumentos padronizados, são eles, balança, litros, proveta, Becker, entre outros, que na maioria dos casos são menos utilizados devido ao seu alto custo e difícil acesso. Existem também as formas mais usuais de medidas para preparações, que são os instrumentos de medidas caseiros, os quais são colheres, copos, unidades, xícaras entre outros, são mais utilizados devido ao fácil acesso e valores acessíveis, porém estes não garantem exatidão dos ingredientes. 
Realizei o experimento utilizando 1 xícara de feijão, esta xícara de feijão em questão equivale a 216 gramas, neste caso garante uma leve alteração na receita pois ela informa 1 xícara ou 200 gramas de feijão, é importante também levar em consideração que existe variância em tipos e tamanhos de xícaras. Conclui-se então que para obter um resultado preciso e exato, é necessário o uso da balança. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
PHILIPPI, Sônia Tucunduva. Nutrição e técnica dietética. Editora Manole, 2003.
DE PELEGRINI, Susana Berleze et al. Revisão e ampliação da tabela de pesos e medidas para utilização em aulas práticas de técnica dietética do Curso de Nutrição. Disciplinarum Scientia Saúde, v. 6, n. 1, p. 131-136, 2005.
ORNELLAS, L.H. Técnica Dietética. Seleção e preparo de alimentos. 8 ed. Ver. E ampl. São Paulo: Atheneu, 2007.
GARCIA, Paula. Introdução à técnica dietética pesos e medidas. Ribeirão preto, 2017.

Continue navegando