Logo Passei Direto
Buscar

Gestão Escolar

Colégio Objetivo
A educação tem um sentido mais amplo do que a que aprendemos na escola, a qual adquirimos após estudos. Ela pode ocorrer em qualquer lugar e acontece no cotidiano sem ser intencional. Sobre educação em sentido amplo e de acordo com Brandão (2002, p.21), atesta-se que:


a. A escola não é apenas um lugar de conhecimentos elaborados.
b. Somos educados pelo cotidiano apenas na escola.
c. Não se adquire educação no seio da sociedade.
d. A escola não tem dia e hora marcada para promover uma determinada aprendizagem.
e. Ela resulta da sociedade e da cultura em que estamos inseridos.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas com base na ideia de que a educação é um processo amplo e que ocorre em diversos contextos, conforme mencionado por Brandão. a) A escola não é apenas um lugar de conhecimentos elaborados. - Esta opção reflete a ideia de que a educação vai além do que é ensinado formalmente na escola. b) Somos educados pelo cotidiano apenas na escola. - Esta afirmação é restritiva e contradiz a ideia de que a educação ocorre em diversos lugares. c) Não se adquire educação no seio da sociedade. - Esta afirmação é falsa, pois a educação é influenciada pela sociedade. d) A escola não tem dia e hora marcada para promover uma determinada aprendizagem. - Embora possa ser verdade em alguns contextos, não é uma afirmação central sobre a educação em sentido amplo. e) Ela resulta da sociedade e da cultura em que estamos inseridos. - Esta opção também é verdadeira e reflete a ideia de que a educação é influenciada por fatores sociais e culturais. A alternativa que melhor representa a visão de Brandão sobre a educação em sentido amplo é: a) A escola não é apenas um lugar de conhecimentos elaborados.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com Brandão (2002, p.21), a alternativa correta é a letra a. A escola não é apenas um lugar de conhecimentos elaborados. A educação em sentido amplo vai além do ambiente escolar e pode ocorrer em qualquer lugar, no cotidiano, de forma não intencional. Ela resulta da sociedade e da cultura em que estamos inseridos.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
User badge image

Abel

há 2 anos

Resposta correta. E- A mesma resulta da sociedade e da cultura a que estamos inseridos;

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sendo assim, para ser um bom gestor na gestão democrática ele deverá:


a. Aceitar tudo e escutar a todos, sem diálogo para garantir a gestão democrática.
b. O bom gestor não deve zelar para que sejam colocadas em prática nas escolas públicas.
c. Não é preciso que o escolhido se esforce para conhecer a legislação que rege a educação brasileira e as políticas públicas.
d. Não precisa compreender o que é solicitado, nem as necessidades, pois o gestor deve ser autoritário nas tomadas de decisões.
e. O bom gestor deve entender o que é solicitado, quais são as necessidades de fato e, para se chegar a algum encaminhamento, é preciso que este venha embasado na legislação brasileira.

Aprendemos que as metas que se encontram no PNE foram propostas pela existência de preocupação em sanar as limitações das práticas d

Foi inserido no Brasil o princípio da gestão democrática, fato este que foi formidável na história da educação brasileira. Pense e reflita acerca da a correta é: Cury (2005) relata que foi considerada algo formidável na história da educação brasileira ditatorial e representou a substituição do autoritarismo pela democracia. Um entendimento que não pode faltar dentro dos muros da escola, é o entendimento do que é democracia, pois é preciso conscientizar que todo cidadão tem direitos, mas também deve cumprir com seus deveres. De acordo com GHANEM (2004, pp. 21-23), a democracia:


a. É um espaço de tensões e conflitos, ameaçado constantemente por algum poder
b. É o espaço institucional livre, no qual se desenvolve esse trabalho do sujeito sobre si mesmo, mas não retrata o trabalho pelo qual as pessoas encontram o papel de criadoras e produtoras, somente de consumidoras.
c. Não é a única possibilidade de limitar a crescente dissociação entre racionalidade instrumental e identidades culturais.
d. Não é a única possibilidade de limitar a crescente dissociação entre racionalidade instrumental e identidades culturais, mas é um espaço de lutas, tensões e conflitos, ameaçando algum poder.
e. É um espaço institucional livre, no qual se desenvolve esse trabalho do sujeito sobre si mesmo, e retrata o trabalho pelo qual as pessoas encontram o papel de criadoras e produtoras.

Conforme já foi visto em capítulos anteriores, essa é uma prática que, assinale a alternativa correta:


a. Não se baseia na gestão de tudo que acontece no interior das escolas.
b. Respeita as particularidades de cada uma e suas ações envolvem tanto as pessoas no contexto escolar.
c. Respeita as particularidades de cada uma e suas ações não estão envolvidas no processo de ensinar e aprender.
d. Respeita as particularidades de cada uma e suas ações não envolvem as ações matérias e financeiras.
e. Não está assegurada por Lei.

Com a divisão de bens, aumentava-se a relação de poder na sociedade. Quem detinha mais terras e animais era quem mandava na região. Com essa nova relação de poder, a escola toma outros caminhos deixando de ser difusa. Assim, podemos concluir que, a partir do processo de divisão de bens, a educação torna-se:


a. O processo de divisão de bens fez com que a educação fosse só para moças.
b. Uma educação para todos que dela precisarem.
c. A educação intelectual para as classes mais ricas e educação profissional para as classes abastadas.
d. Os ricos propagavam a educação difusa.
e. Os ricos passaram a ter uma educação profissional.

Mais conteúdos dessa disciplina