Logo Passei Direto
Buscar

Gestão Escolar

Colégio Objetivo
Aprendemos que a Constituição Federal brasileira foi promulgada em 1988 e encontramos, em seu Artigo 205, especificações acerca da educação. Leia o texto abaixo: “A educação, direito ____________________ e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”. Marque a alternativa que completa a lacuna:


a. Da elite e dever dos pais.
b. De uma camada da sociedade e dever do Município.
c. De todos e dever da União.
d. De todos e dever do Estado.
e. Dos pobres e dever somente da sociedade.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para completar a lacuna do Artigo 205 da Constituição Federal, é importante entender o que o texto diz sobre a educação no Brasil. O artigo afirma que a educação é um direito de todos e um dever do Estado, o que implica que a responsabilidade pela promoção da educação é compartilhada entre o Estado e a sociedade. Analisando as alternativas: a) Da elite e dever dos pais - Não está correto, pois a educação não é restrita à elite. b) De uma camada da sociedade e dever do Município - Também não está correto, pois não se limita a uma camada específica. c) De todos e dever da União - Embora mencione "de todos", não é apenas dever da União, mas do Estado como um todo. d) De todos e dever do Estado - Esta opção está correta, pois reflete o que diz a Constituição sobre a educação ser um direito de todos e um dever do Estado. e) Dos pobres e dever somente da sociedade - Não está correto, pois a educação não é apenas um direito dos pobres e não é dever exclusivo da sociedade. Portanto, a alternativa correta é: d) De todos e dever do Estado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta que completa a lacuna é a letra "c. De todos e dever da União". Segundo o Artigo 205 da Constituição Federal brasileira, a educação é um direito de todos e dever do Estado, sendo promovida e incentivada com a colaboração da sociedade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sendo assim, para ser um bom gestor na gestão democrática ele deverá:


a. Aceitar tudo e escutar a todos, sem diálogo para garantir a gestão democrática.
b. O bom gestor não deve zelar para que sejam colocadas em prática nas escolas públicas.
c. Não é preciso que o escolhido se esforce para conhecer a legislação que rege a educação brasileira e as políticas públicas.
d. Não precisa compreender o que é solicitado, nem as necessidades, pois o gestor deve ser autoritário nas tomadas de decisões.
e. O bom gestor deve entender o que é solicitado, quais são as necessidades de fato e, para se chegar a algum encaminhamento, é preciso que este venha embasado na legislação brasileira.

Aprendemos que as metas que se encontram no PNE foram propostas pela existência de preocupação em sanar as limitações das práticas d

Foi inserido no Brasil o princípio da gestão democrática, fato este que foi formidável na história da educação brasileira. Pense e reflita acerca da a correta é: Cury (2005) relata que foi considerada algo formidável na história da educação brasileira ditatorial e representou a substituição do autoritarismo pela democracia. Um entendimento que não pode faltar dentro dos muros da escola, é o entendimento do que é democracia, pois é preciso conscientizar que todo cidadão tem direitos, mas também deve cumprir com seus deveres. De acordo com GHANEM (2004, pp. 21-23), a democracia:


a. É um espaço de tensões e conflitos, ameaçado constantemente por algum poder
b. É o espaço institucional livre, no qual se desenvolve esse trabalho do sujeito sobre si mesmo, mas não retrata o trabalho pelo qual as pessoas encontram o papel de criadoras e produtoras, somente de consumidoras.
c. Não é a única possibilidade de limitar a crescente dissociação entre racionalidade instrumental e identidades culturais.
d. Não é a única possibilidade de limitar a crescente dissociação entre racionalidade instrumental e identidades culturais, mas é um espaço de lutas, tensões e conflitos, ameaçando algum poder.
e. É um espaço institucional livre, no qual se desenvolve esse trabalho do sujeito sobre si mesmo, e retrata o trabalho pelo qual as pessoas encontram o papel de criadoras e produtoras.

Conforme já foi visto em capítulos anteriores, essa é uma prática que, assinale a alternativa correta:


a. Não se baseia na gestão de tudo que acontece no interior das escolas.
b. Respeita as particularidades de cada uma e suas ações envolvem tanto as pessoas no contexto escolar.
c. Respeita as particularidades de cada uma e suas ações não estão envolvidas no processo de ensinar e aprender.
d. Respeita as particularidades de cada uma e suas ações não envolvem as ações matérias e financeiras.
e. Não está assegurada por Lei.

Com a divisão de bens, aumentava-se a relação de poder na sociedade. Quem detinha mais terras e animais era quem mandava na região. Com essa nova relação de poder, a escola toma outros caminhos deixando de ser difusa. Assim, podemos concluir que, a partir do processo de divisão de bens, a educação torna-se:


a. O processo de divisão de bens fez com que a educação fosse só para moças.
b. Uma educação para todos que dela precisarem.
c. A educação intelectual para as classes mais ricas e educação profissional para as classes abastadas.
d. Os ricos propagavam a educação difusa.
e. Os ricos passaram a ter uma educação profissional.

Mais conteúdos dessa disciplina