Buscar

Quase todas as crianças já brincaram de fazer bolhas de sabão. Para fazer bolhas de sabão, é preciso misturar, em um copinho, certa quantidade de s...

Quase todas as crianças já brincaram de fazer bolhas de sabão. Para fazer bolhas de sabão, é preciso misturar, em um copinho, certa quantidade de sabão e água, mergulhar um canudinho na solução e assoprar. Assim, é possível ver a formação das bolhas. Como isso é possível? Você consegue explicar a formação das bolhas de sabão?

Com base nas informações, elabore um relatório respondendo as seguintes perguntas:

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Claro! As bolhas de sabão são formadas devido à tensão superficial da água e do sabão. Quando misturamos sabão líquido com água, a solução forma uma película fina na superfície do líquido. Ao assoprar através do canudinho, criamos uma corrente de ar que passa pela solução de sabão e água. Essa corrente de ar faz com que a película de sabão se estique e forme uma esfera, que é a bolha de sabão. A tensão superficial da solução de sabão e água faz com que a bolha se mantenha intacta por algum tempo antes de estourar.

0
Dislike0
User badge image

Edimilson Ed

1) O que as bolhas de sabão têm em comum com as membranas celulares?

2) Quais são as diferenças encontradas entre as bicamadas formadas entre elas?

0
Dislike0
User badge image

Dayvid Ferrão

As bolhas de sabão são formadas a partir de uma fina camada de sabão líquido preenchida com ar. A formação das bolhas envolve três elementos principais: água, sabão e ar.

O sabão é um agente tensoativo, o que significa que ele reduz a tensão superficial da água. A tensão superficial é a força que age na superfície de um líquido, fazendo com que ele se comporte como uma película elástica. Quando o sabão é adicionado à água, ele diminui essa tensão superficial, permitindo que a água se espalhe mais facilmente.

Ao soprar através de uma solução de água e sabão, você cria uma película fina que se estende entre a abertura por onde você sopra e a superfície da solução. Essa película é formada por uma camada dupla de moléculas de sabão com as cabeças hidrofílicas (atraídas pela água) voltadas para o interior da bolha e as caudas hidrofóbicas (repelentes de água) voltadas para o exterior. A camada dupla de sabão forma uma parede fina e flexível.

Dentro da camada dupla de sabão, o ar se acumula e preenche a bolha. O ar pressiona a camada de sabão para fora, criando uma esfera. A forma esférica da bolha ocorre porque a esfera tem a menor área de superfície possível para um determinado volume. A tensão superficial atua uniformemente em toda a superfície da bolha, mantendo-a intacta.

As cores iridescentes que frequentemente vemos nas bolhas de sabão são causadas pela interferência da luz. Quando a luz branca incide sobre a superfície da bolha, ela é refletida e refratada várias vezes, criando um padrão de interferência. Dependendo da espessura da camada de sabão, diferentes comprimentos de onda da luz são reforçados ou cancelados, resultando em cores visíveis.

Com o tempo, as bolhas de sabão tendem a estourar porque a água evapora e a camada de sabão fica mais fina e frágil. Além disso, pequenos objetos ou sujeiras presentes no ar podem entrar em contato com a bolha e causar sua ruptura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais